Municípios devem atualizar informações irregulares no CadÚnico

Os municípios têm até o dia 28 de fevereiro para atualizar os dados dos beneficiados pelo Programa Bolsa Família no Cadastro Único (CadÚnico), caso contrário os benefícios serão bloqueados.

As famílias dependem desta atualização, pois apresentaram irregularidades nas informações identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Além de atualizar os dados dos beneficiados, os gestores municipais devem enviar as correções ao Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS) por meio do Sistema de Monitoramento de Auditorias de CadÚnico (Simac).

Se os municípios não conseguirem corrigir as informações do CadÚnico até o dia 28 deste mês, a Bolsa será bloqueada, e após o dia 30 de abril, caso as irregularidades persistam, os benefícios podem ser cancelados.

Passo a passo

Para obter a lista das bolsas com irregularidades, o gestor deve acessar a Central de Sistemas da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) com a senha fornecida pelo Ministério. Mais informações ou orientações estão disponíveis na Instrução Normativa nº 31 do MDS.

Segundo informações do Ministério, a atualização cadastral deve ser feita no aplicativo off-line do CadÚnico, depois transmitido à Caixa Econômica Federal e também complementar as informações no Simac.

Acesse aqui a Senarc ou ligue 0800 707 2003.

Fonte: Agência CNM.