Lei estabelece norma específica para publicidade governamental

A lei que estabelece normas específicas para licitações de publicidade governamental foi encaminhada para sanção presidencial.

Na forma do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 197/2009, o texto prevê as regras gerais para licitações e contratações de serviços de publicidade das administrações públicas direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado aprovou o projeto em decisão terminativa no dia 17 de março.

De acordo com o texto aprovado, é considerado serviço de publicidade, geralmente prestados por agências de propaganda, um conjunto de atividades que tenham por objeto o planejamento, a criação, a execução e a distribuição de publicidade. O objetivo é promover a venda de bens ou serviços de qualquer natureza, difundir idéias ou informar o público em geral.

Se sancionado, o projeto altera a Lei 3.305/2008, que trata da distinção e às em relação à transparência dos gastos governamentais. A lei define, entre outras orientações, o detalhamento específico do serviço e proíbe que outras atividades sejam contratadas em conjunto, como por exemplo: serviços de Relações Públicas, Assessorias de Imprensa, Comunicação e ações de Promoções e Eventos.

Veja aqui o texto aprovado pelo Senado.

Fonte: Agência CNM.