Municípios catarinenses ganham portal de turismo

Os 220 municípios integrados à Rede Catarinense de Informações Municipais (RedeCIM) possuem, desde o início de maio, o portal de turismo municipal, acessado diretamente do portal das prefeituras. A metodologia e os conceitos atualizados permitem aos municípios a publicação de informações conforme a segmentação proposta pelo Ministério do Turismo.

O projeto originou-se da crescente demanda de usuários em busca de informações específicas para turismo, como hospedagem, gastronomia e atrações. O objetivo principal é promover o turismo em Santa Catarina, estimulando a divulgação, qualificação da atividade e o enriquecimento cultural. Por isso, cada portal traz a agenda de eventos, os destaques principais, dados dos municípios, telefones úteis, como chegar e distâncias.

A gestão da ferramenta, inserção e atualização de conteúdo, é de responsabilidade do município. Para receber a senha de acesso ao portal de turismo é necessário preencher um Termo de adesão, que deve ser encaminhado por fax. A partir do mês de junho a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) promoverá uma capacitação para os usuários do sistema, em parceria com as  microrregionais.

A assessora de turismo da Fecam, Raquel Pedroso Rodrigues destaca que a internet é um dos meios mais utilizados na busca por destinos e produtos turísticos. Para ela, a informação precisa e correta dos destinos, apropriada às necessidades do consumidor, é muitas vezes a chave para satisfação do turista que visita a localidade.

"Os portais municipais de turismo são um importante instrumento de promoção, divulgação e comercialização dos destinos, produtos e roteiros turísticos dos municípios catarinenses", enfatiza.

O prefeito de Caçador e presidente da Fecam, Saulo Sperotto, entende a atividade turística como uma importante alternativa para o desenvolvimento regional, conforme a política do Ministério do Turismo. "Os Portais consolidarão o trabalho de divulgação interna e inserção das regiões no mercado estadual e nacional", acredita.

Os recursos tecnológicos usados pelo Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da Fecam aprimoraram a estrutura e o visual dos portais, por meio de linguagens e ferramentas avançadas. Além disso, o acesso às informações tem maior rapidez, possibilitando aos usuários diversos tipos de busca, a partir de áreas de interesse específicas, serviços de apoio ao turista e de guia comercial.

Raquel ainda agradece a dedicação dos municípios e a participação efetiva das associações de municípios. "Sem o apoio deles o projeto da RedeCIM não poderia ser desenvolvido",finaliza.

Acesso
Para acessar basta entrar no portal da Fecam, selecionar um dos municípios integrados RedeCIM, no menu superior. No portal do município clicar no menu "Turismo", da aba principal.

Ascom Fecam.