A Secretaria de Estado da Saúde divulgou no sábado, 27, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. O mapa aponta que todas as regiões catarinenses permanecem em nível gravíssimo (cor vermelha) pela quinta semana consecutiva.
A região do Médio Vale do Itajaí está em nível gravíssimo nas dimensões da Matriz de Risco evento sentinela (ocorrência de óbitos por Covid-19 e comportamento da pandemia) e capacidade de atenção (ocupação de leitos de UTI reservado Covid-19). Com relação à transmissibilidade (variação no número de confirmação positiva e casos infectantes) e monitoramento (percentual de positividade de exames do Lacen) a região está no nível grave.
De 19 a 26 de março, a região do Médio Vale do Itajaí teve aumento de 3% nos casos confirmados para o novo coronavírus, 8% no número de óbitos decorrentes da doença e 4% das pessoas consideradas recuperadas. “O momento ainda é crítico, pois os hospitais estão lotados, unidades de terapia intensiva esgotadas e leitos clínicos também com alta taxa de ocupação. Devemos nos manter atentos e seguindo todos os cuidados já amplamente divulgados”, alerta o presidente da AMMVI, Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar.
Região
Conforme dados divulgados pela AMMVI, até ontem (28), a região soma 101.886 casos confirmados de Covid-19, 965 óbitos e 97.571 recuperados. Registraram novos óbitos os municípios de Blumenau, Brusque e Indaial. A contagem dos casos confirmados permanece ascendente e é cumulativa para fins estatísticos.
Michele Prada, Ascom AMMVI.