Inscrições para o I Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional encerram este mês

Foram prorrogadas para o dia 30 de julho as inscrições para o I Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional. Informações e inscrições podem ser obtidas no endereço www.integracao.gov.br/desenvolvimentoregional/premio.

Os objetivos do prêmio são estimular o conhecimento acadêmico sobre o tema, incentivar as boas práticas territoriais, instigar novos projetos de desenvolvimento regional e gerar uma ampla visibilidade, para a sociedade em geral, sobre as ações e conceitos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Serão premiadas três categorias: Produção do Conhecimento Acadêmico; Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional; e Projetos Inovadores para Implantação no Território. Em cada categoria, o vencedor receberá R$ 46,5 mil e o segundo colocado a quantia de R$ 23,25 mil.

Na categoria produção do conhecimento acadêmico serão avaliadas teses e dissertações de mestrado e doutorado na área de desenvolvimento regional. Em Práticas Exitosas de Produção e Gestão Institucional, os relatos de experiências em andamento, com resultados positivos concretos, implementadas por instituições públicas, privadas ou da sociedade civil, capazes de gerar mudanças estruturais e transformações do território onde está instalado e de seu entorno.

Já em Projetos Inovadores para Implantação no Território, o prêmio focará propostas de atuação com base territorial, que visam o desenvolvimento social, econômico, cultural ou ambiental e que tenham comprovado o potencial de transformação da realidade socioeconômica em escala sub-regional ou macrorregional por meio da dinamização econômica e inclusão produtiva.

Os projetos, trabalhos e ações que concorrem ao prêmio serão avaliados por uma comissão julgadora formada por especialistas brasileiros oriundos da academia, do terceiro setor, do governo federal e da iniciativa privada. O julgamento acontece no dia 21 de outubro, e os trabalhos escolhidos serão premiados, durante cerimônia, no dia 9 de dezembro de 2010.

O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Integração Nacional e conta com a parceria do Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação de Tecnologia do Acre, Rede Accor e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Homenagem

A primeira edição do prêmio é uma homenagem ao economista Celso Furtado pela sua contribuição ao estudo dos problemas de desenvolvimento econômico e regional no Brasil, e comemora ainda os 50 anos do lançamento de seu clássico "Formação Econômica do Brasil", livro que aborda o processo histórico de formação da economia brasileira traduzido para vários idiomas.

Ascom AMMVI com informações do Ministério da Integração Nacional.