A cidade mais alemã do Brasil recebeu na tarde de ontem (22/7), a sétima reunião ordinária do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). O encontro, que aconteceu na Torten Paradies, contou com a presença dos gestores de Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio e Timbó.
Recepcionados pelo prefeito Paulo Pizzolatti, os dirigentes nortearam a pauta em torno de ações voltadas ao fortalecimento cultural do Médio Vale do Itajaí. Para o prefeito, iniciativas de consolidação da identidade cultural e valoração das manifestações culturais são imprescindíveis aos municípios, pois influenciam diretamente na qualidade de vida da população.
No encontro, os dirigentes finalizaram o orçamento na área da Cultura para ser apresentado aos prefeitos durante a assembleia do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), que objetiva contemplar ações nesta área a fim de fortalecer a cultura da região.
Além disso, os dirigentes elaboraram o pleito que será entregue aos candidatos ao Governo do Estado. Dentre as reivindicações, estão a criação da Secretaria de Estado da Cultura como pasta exclusiva e não atrelada a outras áreas; a oferta de assento no Conselho Estadual de Cultura ao Congesc (Conselho dos Gestores Municipais de Cultura), que deverá ser composto ainda por membros de todo o estado e realizar reuniões itinerantes.
Após a reunião, os gestores fizeram uma visita aos principais pontos culturais de Pomerode. O próximo encontro será no dia 24 de agosto, em Indaial.
Michele Prada, Ascom AMMVI.