Inaugura nesta sexta-feira (13), a Subestação da Celesc, em Pomerode. A obra teve início em fevereiro de 2009, recebeu investimentos estaduais no valor de R$ 16 milhões e a contrapartida do município foi a doação do terreno para a construção, no valor de R$ 190.350,00. A área do terreno é de 8.632 m2. A cerimônia será realizada às 9h, na Subestação (Rua Wigando Fischer, s/nº, próximo à Rodovia SC-418).
Com a nova Subestação, a Celesc aumenta a confiabilidade do sistema elétrico que atende Pomerode, porque passa a contar com melhores condições técnicas para atender ao mercado existente e ao crescimento do mesmo. Com mais energia disponível, diminuem as oscilações no sistema elétrico, e desligamentos devido à sobrecarga, além disto, proporciona melhor condição de crescimento ao município.
A Subestação está instalada no centro e foi construída para atender à demanda de energia requerida para a expansão econômica da cidade, suprida até agora pelas subestações da Celesc, localizadas nos municípios vizinhos de Blumenau e Timbó. O empreendimento vai beneficiar, principalmente, as regiões de Pomerode e Rio dos Cedros, com aproximadamente 16.300 unidades consumidoras.
A nova Subestação (SE) ainda permite aliviar o carregamento do sistema elétrico em Blumenau e Timbó, melhorando a qualidade e a confiabilidade da energia distribuída nos municípios vizinhos, com a transferência de cargas para o novo empreendimento. A Subestação terá ainda um importante papel no crescimento da área industrial de Pomerode, principalmente pelo retorno da atividade da indústria carbonífera na região, com forte tendência de expansão da carga.
"Este é um grande empreendimento para o município e com certeza, melhorará na qualidade de energia elétrica fornecida para a comunidade", enfatiza o prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti.
Especificações Técnicas
A Subestação Pomerode tem tensão de 138 kV (quilo volts) e capacidade instalada de 40 MVA, com saída para cinco alimentadores. A obra inclui uma linha de transmissão em 138 kV Blumenau II – Pomerode com comprimento de 12,2 km para interligar a SE Pomerode ao sistema existente e cinco alimentadores para escoamento da energia elétrica até a rede de distribuição que atende os clientes nos municípios de Pomerode e Rio dos Cedros.
Com informações da Assessoria de Comunicação de Pomerode.