Na última reunião colegiada, os dirigentes municipais de Cultura dos municípios da AMMVI conheceram a experiência de sucesso do sistema de gestão de políticas culturais implantado em Joinville, norte do estado. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (24), na Fundação Indaialense de Cultura.
Em função da consolidação do Sistema Municipal de Cultura, Joinville foi considerada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2009, a sexta melhor cidade do Brasil em gestão cultural.
Segundo o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira, esta conquista é decorrente da existência de pasta própria, equipamentos culturais, política exclusiva de incentivo, política de preservação do patrimônio, conselhos atuantes e orçamento próprio de no mínimo 1% do orçamento geral do município.
Conforme o gestor, o Sistema Municipal de Cultura visa à integração de órgãos, programas e ações, como também a pactuação entre sociedade e poder público. "O Sistema também é a garantia de centralidade da cultura" disse.
Na ocasião, Ferreira explicou ainda aos gestores que o Sistema Municipal deve ter a capacidade de entender a cidade com todas as suas diversidades, por isso deve ser abrangente, funcionando como um sistema organizado da gestão pública em cultura.
Esta foi a oitava reunião do Colegiado de Dirigentes Municipais de Cultura da AMMVI, na qual participaram gestores dos municípios de Apiúna, Ascurra, Blumenau, Brusque, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio e Timbó.
Michele Prada, Ascom AMMVI.