You are currently viewing Região terá centro especializado para tratamento de sequelas da Covid-19

Região terá centro especializado para tratamento de sequelas da Covid-19

Foi inaugurado, dia 26 de agosto, o Centro Regional Interprofissional Especializado Pós-Covid (Crie). O espaço funcionará como referência para os municípios da região no tratamento de complicações e sequelas decorrentes da infecção pelo novo coronavírus. 

Estruturado no Hospital Universitário, em Blumenau, por meio de contrato entre Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), o Crie terá serviços de consultas e exames viabilizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, o espaço acolherá 65 novos pacientes todos os meses e oferecerá atendimento multidisciplinar.  

Conforme o presidente do Cisamvi, Ercio Kriek, prefeito de Pomerode, o processo já estava sendo discutido com o município de Blumenau e se analisou viabilidade de abrir espaço para acolher pacientes de outros municípios da região. Com isso, o Cisamvi participou na negociação e, além de ampliar a cobertura de municípios, foi possível redução de custos. 

“Estamos muito confiantes que este Centro irá proporcionar ainda mais qualidade de vida à população, evolução nos tratamentos e acolhimento àqueles que sofrem com as sequelas da Covid-19”, comemora o prefeito de Pomerode. 

O Crie vai oferecer consulta médica com especialistas, exames complementares, atividade educativa em grupo para cuidadores, familiares e pacientes. A população contará com profissionais de áreas como enfermagem, psicologia, nutrição, fisioterapia, odontologia, educação física, serviço social e farmácia. 

Para o presidente da Amve, Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar, este novo espaço é também uma oportunidade pesquisa de soluções para novos cenários relacionados à saúde pública e elaboração de protocolos para trabalho conjunto com as unidades de saúde dos municípios. “O enfrentamento da pandemia vai perdurar muito tempo ainda, mas, a cada dia, avançamos em protocolos mais efetivos para os pacientes, tratando-os integralmente”, destaca Wan-Dall.

Ascom Amve.