Com o orçamento do Censo Demográfico 2022 aprovado e sancionado na íntegra, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou que a coleta da pesquisa terá início no dia 1º de agosto. Em 2020, o Censo foi adiado em razão da pandemia da Covid-19. Porém, para 2021, o governo federal não destinou verba para o levantamento populacional.
As informações coletadas pelo Censo servem de base para o rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE), sendo essenciais também para planejamento de políticas públicas de saúde e educação. Os dados são usados ainda para transferências de recursos de programas federais e em pesquisas amostrais.
Os recenseadores contratados pelo instituto visitarão, entre agosto e outubro deste ano, os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros. Importante observar que estes profissionais trabalharão uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, haverá também o crachá de identificação. Para registro das informações, os recenseadores utilizarão o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na cor azul. A identidade dos entrevistadores do IBGE poderá ser verificada por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.
Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores, as equipes do IBGE seguirão protocolos sanitários de segurança contra a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social.
Além da entrevista presencial no domicílio, a população poderá participar do Censo via internet ou telefone. Quem optar por responder pela internet contará com suporte da Central de Apoio à Coleta em caso de dúvida ou dificuldade de acesso ao questionário.
“O Censo Demográfico é fundamental para o planejamento e a execução das políticas públicas, pois a distribuição de recursos de alguns programas federais segue critérios de transferência por tamanho populacional”, ressalta o presidente da Amve, Kleber Wan-Dall, prefeito de Gaspar.
Amve
Conforme a última estimativa populacional divulgada pelo IBGE, em 2021, a região da Amve possui 820.484 habitantes.
Ascom Amve com informações do IBGE e CNM.