A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) recebeu na manhã de hoje (17), prefeitos e superintendente da Frente de Mobilização Municipalista (FMM), de Goiânia (GO), acompanhados pelo coordenador técnico da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Alexandre Alves.
Durante a visitação, os gestores foram recepcionados pelo secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, que apresentou a estrutura da entidade e os principais trabalhos desenvolvidos nos dois eixos de atuação: representatividade político-institucional e prestação de serviços; como também a atuação dos consórcios públicos existentes no Médio Vale.
A comitiva goiana objetiva conhecer o modelo associativo municipalista catarinense, a fim de angariar informações e buscar experiências de sucesso. "Santa Catarina está muito adiantada no movimento municipalista, pois é um estado em que as Associações de Municípios são atuantes, organizadas, respeitadas e estão engajadas no movimento nacional" analisa o presidente da FMM, Gilmar Alves da Silva, prefeito de Quirinópolis/GO.
Em sua visita a AMMVI, o prefeito salientou que, dentre as ações que mais chamaram a atenção está a atuação dos consórcios públicos e da agência de regulação de serviços públicos municipais, como também a forte estrutura técnica de apoio aos municípios. Segundo ele, os consórcios e as assessorias em diversas áreas prestadas aos municípios são um grande diferencial. "Com certeza, levaremos este modelo adiante e buscaremos aplicar as experiências em nosso estado" disse.
O presidente da FMM explica ainda que neste ano a entidade está buscando maior sintonia com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e com as associações e entidades estaduais e regionais, "para podemos prosseguir nas lutas em busca de conquistas e melhorias para os municípios goianos" diz Alves.
Além do prefeito de Quirinópolis, cidade de 43 mil habitantes, participam da visita técnica o prefeito de São Patrício, Lery Guedes – município com população de 2 mil habitantes – e o superintendente de relações institucionais da Frente, Haroldo Neves. Na passagem pelo estado, que iniciou nesta quarta-feira (16), os gestores visitaram também a Fecam e a Granfpolis (Associação dos Municípios da Grande Florianópolis). A comitiva retorna esta noite para Goiás.
Tecnologias
O coordenador técnico da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Alexandre Alves, salientou que na visita a Fecam os prefeitos elogiaram o trabalho executado em prol do aperfeiçoamento da gestão pública municipal por meio das soluções tecnológicas colocadas à disposição dos municípios catarinenses.
FFM
A Frente de Mobilização Municipalista foi fundada em 2001 por iniciativa de um grupo de prefeitos que com uma visão técnica, procuravam uma melhor forma de assessorar aos municípios do Estado de Goiás. Em 2007 foi reconhecida como entidade de utilidade pública, pela Lei Estadual nº 16.604 de 03 de julho de 2007. Atualmente possui 152 municípios associados.
Michele Prada, Ascom AMMVI.