Foi prorrogado até 31 de agosto o prazo para professores e profissionais que atuam na literatura inscreverem projetos no Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias. A iniciativa, inédita na região, é uma promoção da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) por meio do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura.
O Prêmio vai escolher iniciativas reconhecidas como boas práticas ou inovadoras nas áreas do Livro, Leitura e Literatura aplicadas em instituições de ensino da rede pública municipal, bibliotecas e projetos comunitários nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Conforme o presidente da Amve e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, o Prêmio objetiva reconhecer e valorizar ações voltadas para a qualificação, o fomento e a sustentabilidade em projetos de literatura. “Temos em nossos municípios exímios profissionais que colaboram para a qualidade do ensino e para a formação de nossos estudantes. Nada mais justo do que reconhecer o trabalho criativo e de qualidade que vem sendo executado com dedicação no Vale Europeu”, ressalta Hildebrandt.
Serão premiados com tablet, hospedagem de final de semana no Vale Europeu, medalha e certificado o primeiro lugar em cada uma das cinco categorias: Educação Infantil, Séries Iniciais, Séries Finais, Bibliotecas, e Projetos Comunitários. Além disso, as iniciativas vencedoras terão momento de premiação e vão compor um e-book.
O julgamento dos projetos inscritos será feito por uma Comissão Especial de Avaliação e vai considerar critérios técnicos como clareza, viabilidade, capacidade de articulação, impacto cultural e social para a comunidade atendida pelo projeto. Além disso, recebem pontuação projetos que tiverem transversalidade, abrangência e potencial de difusão, sustentabilidade, inovação e acessibilidade.
Presidente do Cimvi e prefeito de Rodeio, Valcir Ferrari, explica que o Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias visa ainda difundir metodologias que possam ser compartilhadas, aumentar o número de usuários nas bibliotecas e compartilhar as iniciativas que ampliam o acesso à informação, à leitura e ao livro aos cidadãos da região.
Todas as condições de participação estão disponíveis no edital do Prêmio. As inscrições são gratuitas, on-line e a documentação pode ser acessada no site amve.org.br.
Michele Prada, Ascom Amve.