Prefeitos do Médio Vale se reúnem nesta quinta-feira (24)

Os prefeitos dos municípios da AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí) estarão reunidos nesta quinta-feira, 24 de março, para a terceira assembleia geral ordinária do ano. O encontro acontece a partir das 15h30, na sede da entidade, em Blumenau.

O ponto forte da reunião será a apresentação do diagnóstico técnico-ambiental do sistema de gestão dos resíduos sólidos em uso nos municípios da região, e estudos de alternativas de tratamento visando ao aproveitamento energético destes resíduos.  Conforme a assessora de saneamento ambiental da entidade, Fabiana de Carvalho Rosa, será uma abordagem geral, uma vez que a documento será finalizado na próxima semana.

O estudo, elaborado pela empresa Tekoha, especializada na área e contratada pela AMMVI em 2010 por meio de processo licitatório, vai subsidiar os municípios da região para a escolha da melhor alternativa de destinação de resíduos sólidos urbanos e geração de energia a ser adotada. "Será um avanço no sistema de gestão de resíduos, trazendo melhorias não só para os municípios, mas, principalmente, para o meio ambiente", destaca José Rafael Corrêa, secretário executivo da Associação.

"A geração de resíduos sólidos urbanos vem aumentando cada vez mais, preocupando os gestores no que diz respeito ao tratamento e disposição final destes resíduos, uma vez que os atuais aterros sanitários não suportarão por muitos anos" analisa Paulo Eccel, presidente da AMMVI e prefeito de Brusque. Segundo ele, os gestores públicos do Médio Vale estão buscando alternativas que beneficiem a toda população, reduzam o impacto ambiental e propiciem uma fonte alternativa e sustentável de energia.

Na assembleia os prefeitos abordarão ainda movimento econômico, como foco nas previsões de retorno de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para este ano.

Comentar notícia. 

Michele Prada, Ascom AMMVI.