Será realizada nesta quinta-feira, 28 de abril, uma audiência pública em Blumenau para discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para a duplicação da BR-470. O encontro, promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é aberto ao público e contará com a participação de autoridades políticas e empresariais, dentre eles prefeitos e técnicos da AMMVI.
Segundo o Ibama, as sugestões da comunidade coletadas na audiência serão analisadas para desenvolver mudanças no projeto original da duplicação. Durante a audiência, técnicos e engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentarão o projeto da duplicação e o levantamento dos impactos positivos e negativos que implicará o alargamento das faixas da rodovia.
Na região, o EIA e o Relatório de Impacto Ambiental – estudo simplificado com linguagem para leigos – , estão disponíveis para consulta pública nas prefeituras de Gaspar, Blumenau e Indaial, municípios por onde passarão as obras de duplicação.
O estudo dos reflexos da obra no meio ambiente começou em 2008 e foi finalizado em março. O EIA é um documento que aponta as alterações ambientais nos 74 quilômetros de obras entre Navegantes e Indaial. Após estudos detalhados sobre o local onde o projeto será implementado, também foram identificadas e previstas as variações que o meio sofrerá social e economicamente.
O documento também estabelece ações para reduzir ou solucionar eventuais impactos diretos, como poluição, uso incontrolado de recursos naturais como água e energia e prejuízos econômicos.
Aviso
Na galeria abaixo está disponível para download o aviso da audiência publicado no Diário Oficial da União, em 12 de abril.
Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Ibama agenda duas audiências públicas no Vale
A volta das lombadas eletrônicas e radares
BR-470 terá redutores até o fim de junho