Conferência discutirá direitos dos idosos

Idoso, movimentos e organizações de apoio ao idoso, conselheiros municipais e regionais do idoso e outras pessoas ligadas à defesa dos direitos da terceira idade terão a oportunidade de aprofundar as discussões sobre as políticas governamentais para este segmento da população. A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), em parceria com a 15ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, promove no dia 27 de junho, a III Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, no auditório do bloco J da Furb, das 8h às 18h.

O objetivo do encontro é fortalecer o compromisso de vários setores da sociedade e do governo com a garantia dos direitos aos idosos. Serão apresentados às três esferas de governo – Federal, Estadual e Municipal – os temas que os movimentos e organizações consideram prioridade no atendimento aos integrantes da terceira idade.

Para o presidente da AMMVI, Paulo Eccel, o evento oportunizará ainda o debate sobre temas relevantes para o campo do envelhecimento, assim como os avanços e desafios da política nacional que trata do assunto. "Precisamos sensibilizar a sociedade para o contexto da temática, buscando melhorias constantes", salienta.

Programação

Logo de manhã, às 9h45, a presidente da Agência Nacional de Gerontologia de Santa Catarina, Marília Celina Felício Fragoso, ministrará a palestra magna "O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil".  Depois ocorrerão oficinas temáticas de acordo com os quatro eixos de discussão.

Nas oficinas, o médico Mario Kato falará sobre envelhecimento e políticas de Estado; o secretário municipal de Orçamento e Gestão de Blumenau, Marcel Hugo, palestrará sobre diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamento público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Já a advogada Maria Aparecida de Oliveira tratará do fortalecimento e integração dos conselhos; e protagonismo da conquista e efetivação dos direitos da pessoa idosa será o tema da fala de um representante do Governo do Estado.

O evento prossegue com debate, plenária para apresentação das propostas sugeridas nas oficinas e eleição dos delegados municipais. Para participar é obrigatório fazer a inscrição nas secretarias ou diretorias de assistência social dos municípios. 

Mais informações, clique aqui.

Ascom AMMVI.