Conferência sobre os direitos dos idosos supera as expectativas

A III Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa do Médio Vale do Itajaí foi um sucesso de público. O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, teve o objetivo de fortalecer o compromisso da sociedade e do governo com os direitos dos idosos e reuniu lideranças que atuam em organizações da terceira idade e autoridades políticas, além de idosos.

"É muito satisfatório ver que as autoridades também estão mobilizadas pela pessoa idosa. Nós precisamos de políticas públicas para essa parte da população. Esses eventos são muito importantes para termos novas ideias para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa", afirma a palestrante e oficineira Marília Celina Felício Fragoso, presidente da Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina.

Na palestra magna, que abriu o encontro, Marília apresentou vários números significativos referentes ao censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Já são 20,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país, 18,6% do total. Até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com mais membros da terceira idade.

A palestrante também respondeu questionamentos e alertou para que os envolvidos cobrem as autoridades para que as propostas que lhes são repassadas sejam implementadas, exercitando um dos eixos propostos por ela para o evento – refletir sobre as ações efetivas para a terceira idade.

Os participantes encerraram as atividades da manhã lotando as salas para a discussão dos eixos temáticos. O médico geriatra de Blumenau, Mario Kato, falou sobre as políticas de Estado para os idosos; Marília Fragoso discursou acerca da conquista dos direitos dos idosos; e a advogada Maria Aparecida de Oliveira da Secretaria Municipal da Assistência Social, da Criança e do Adolescente de Blumenau (Semascri) abordou a defesa dos direitos dos idosos.

O secretário municipal de Orçamento e Gestão de Blumenau, Marcel Hugo, explicou para a platéia como funciona o plano integrado de todas as esferas governamentais para esta fatia dos brasileiros. "As conferências regionais, estaduais e municipais são muito importantes para que a pessoa idosa possa realmente participar da criação de propostas e cobrar resultados", finaliza Marília.

Participaram da conferência regional aproximadamente 200 pessoas, dentre elas representantes governamentais e da sociedade civil dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

Experiências

No período da tarde, além de aprovarem propostas para a etapa estadual da conferência e elegerem os delegados que representação a região, os participantes conheceram experiências bem-sucedidas do município de Timbó na gestão dos direitos dos idosos.

Para a assistente social do município, Kátia Lazarini Vilvert, são experiências que podem ser adaptadas para a realidade local e aplicadas em outros municípios.

Na ocasião, a timboense Natalia Araújo Pina, de 83 anos, foi homenageada por ser a idosa de idade mais avançada presente.

Ascom AMMVI.