Os municípios associados à Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) participarão, nos dias 25 e 26 de julho, em Florianópolis, no Centro Sul, do IX Congresso Catarinense de Municípios. O encontro anual reúne prefeitos, vereadores, secretários e demais agentes públicos de diversas regiões de Santa Catarina para discutir assuntos que são prioridade para o movimento municipalista. Este ano, o congresso abordará o planejamento e comunicação das políticas públicas.
A solenidade de abertura do congresso ficará a cargo do governador Raimundo Colombo, que será seguido pelo publicitário especialista em marketing político Rui Rodrigues. Representantes da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) também participarão.
Entre os diversos assuntos que serão debatidos no evento está a polêmica municipalização do ensino fundamental. As lideranças participantes ligadas à Educação vão aprofundar o tema e avaliar a viabilidade dessa mudança no sistema educacional do estado. Também está na programação mobilidade urbana, saneamento básico, soluções de trânsito nas cidades e saúde. A conferência de encerramento terá o tema "O fortalecimento dos municípios no modelo federativo brasileiro".
O evento é uma realização da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em parceria com o Diário Catarinense/Grupo RBS e apoio das Associações de Municípios. Na última edição, o Congresso reuniu mais de mil participantes, entre eles prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos municipais e vereadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da AMMVI. Mais informações, clique aqui.
Marcos Borges, Ascom AMMVI.