AMMVI está otimista com possibilidade de federalização da Furb

A presidenta da República, Dilma Roussef, anunciou ontem (8) que o governo federal vai criar novas universidades federais. O Ministério da Educação (MEC) já está terminando os últimos detalhes para a construção das unidades. Os estados do Pará, Ceará e Bahia têm maior possibilidade de serem contemplados, entretanto, Santa Catarina, mais especificamente Blumenau, também aparece com chances.

Conforme um levantamento feito pelo MEC sobre a oferta em universidades federais, aqui no Estado, o Vale do Itajaí é a região que mais necessita de uma unidade federal. "Toda a manifestação da União é importante, esse com certeza é um avanço na criação de uma universidade gratuita no Vale do Itajaí. É um eco da nossa reivindicação à presidenta Dilma durante a sua visita em junho", diz José Rafael Corrêa, secretário executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

A princípio cogita-se a federalização da Furb – criando a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI) -, pois o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Álvaro Prata, refutou a implantação de um campus da UFSC no Vale por inviabilidade financeira. "O que nós queremos é que a nossa região seja atendida com uma universidade gratuita, neste momento a prioridade é a federalização da Furb, mas se vier um campus da UFSC também vamos apoiar", afirma o secretário executivo.

Na visita da presidente a Blumenau em junho deste ano, a AMMVI entregou um documento com pleitos da Associação para o desenvolvimento da região, e a federalização da Furb era um dos principais.

Planejamento

A criação dessas universidades e expansão das novas existentes faz parte de um plano lançado pelo ex-presidente Lula, que criou 14 unidades no mandato dele. A perspectiva é que o anúncio dos novos estabelecimentos de ensino ocorra no dia 16 de agosto.

 Marcos Borges, Ascom AMMVI.

Comentar notícia

LEIA TAMBÉM…

MEC anuncia dia 16 novas universidades no país

Dúvida promissora

AMMVI entrega pleito regional à presidenta Dilma