A presidenta da República, Dilma Roussef, anunciou ontem (8) que o governo federal vai criar novas universidades federais. O Ministério da Educação (MEC) já está terminando os últimos detalhes para a construção das unidades. Os estados do Pará, Ceará e Bahia têm maior possibilidade de serem contemplados, entretanto, Santa Catarina, mais especificamente Blumenau, também aparece com chances.
Conforme um levantamento feito pelo MEC sobre a oferta em universidades federais, aqui no Estado, o Vale do Itajaí é a região que mais necessita de uma unidade federal. "Toda a manifestação da União é importante, esse com certeza é um avanço na criação de uma universidade gratuita no Vale do Itajaí. É um eco da nossa reivindicação à presidenta Dilma durante a sua visita em junho", diz José Rafael Corrêa, secretário executivo da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).
A princípio cogita-se a federalização da Furb – criando a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI) -, pois o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Álvaro Prata, refutou a implantação de um campus da UFSC no Vale por inviabilidade financeira. "O que nós queremos é que a nossa região seja atendida com uma universidade gratuita, neste momento a prioridade é a federalização da Furb, mas se vier um campus da UFSC também vamos apoiar", afirma o secretário executivo.
Na visita da presidente a Blumenau em junho deste ano, a AMMVI entregou um documento com pleitos da Associação para o desenvolvimento da região, e a federalização da Furb era um dos principais.
Planejamento
A criação dessas universidades e expansão das novas existentes faz parte de um plano lançado pelo ex-presidente Lula, que criou 14 unidades no mandato dele. A perspectiva é que o anúncio dos novos estabelecimentos de ensino ocorra no dia 16 de agosto.
Marcos Borges, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
MEC anuncia dia 16 novas universidades no país
AMMVI entrega pleito regional à presidenta Dilma