Chuva no Médio Vale

A chuva volta a assolar a população do Médio Vale do Itajaí. Já choveu cerca de 100 milímetros em apenas 72 horas, de acordo com a Defesa Civil. Na região da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Rio dos Cedros, Blumenau e Timbó já decretaram estado de emergência e Indaial, Apiúna, Gaspar, Brusque, Benedito Novo, Rodeio, Pomerode, Ascurra, Apiúna e Botuverá foram atingidas por cheias e deslizamentos. A situação pode ficar ainda mais complicada, pois a previsão para as próximas 36 horas no estado é de 36 milímetros de chuva.

Blumenau

Blumenau foi uma das cidades mais atingidas. A medição do rio Itajaí-açu de 13h indicava 9,28 m, sendo que nove ruas já estão alagadas e outras 27 parcialmente interditadas por quedas de barreiras. As aulas de todas as faculdades e das redes estadual, municipal e privada foram canceladas na tarde de hoje, com possibilidade de suspensão amanhã (9) também.

Os hospitais do município já adotaram como procedimento atender somente casos de emergência Além disso, a prefeitura já estabeleceu quatro locais como abrigos para os atingidos. A recomendação é que os blumenauenses só saiam de casa em extrema necessidade e que economizem água porque uma das estações de tratamento de água fica comprometida quando o rio está além dos dez metros.

Brusque

O rio Itajaí Mirim registrou 6,10 metros às 11h, de acordo com a Defesa Civil. O departamento permanece atento ao aumento do volume de água e além dos pontos de alagamentos, já registra mais de 20 ocorrências de deslizamentos desde ontem (7). As aulas da rede municipal foram canceladas hoje (8) e manhã.

Gaspar

O nível do rio Itajaí-Açu em Gaspar já ultrapassou 6,5 metros ao meio-dia e a previsão é que alcance 8,15 metros até às 18h de hoje. As ruas Helena Augusta Gaertner e Antônio Manuel Bernardes no bairro Figueira e alguns pontos no bairro Lagoa já têm registro de alagamentos. Também no bairro Lagoa a cabeceira da ponte Pedro Werner encontra-se com desmoronamento, mas o acesso ao bairro está liberado.

Indaial

Outra cidade muito atingida foi Indaial. O nível do rio estava em 6,20metros às 14h, e diversas ruas estão sendo interditadas, ou por queda de barreiras ou pela grande quantidade de água na pista. As aulas das redes estadual e municipal também foram suspensas hoje e amanhã e as unidades de educação infantil estão operando em regime de plantão. Já são 60 desalojados e 400 afetados.

Timbó

O nível do Rio Benedito em Timbó às 14h é de 7,96 metros. A situação é crítica no município, que registrou alagamentos em várias ruas e a previsão é que o volume de água no rio continue a subir. Assim como nos vizinhos, as aulas das escolas estaduais e municipais estão canceladas hoje a amanhã.

Botuverá, Rio dos Cedros, Pomerode, Guabiruba, Benedito Novo e Apiúna

Rio dos Cedros foi pega em cheio pelas águas. Já são 10.230 pessoas afetadas, 101 desalojadas e 59 desabrigadas. A Festa Trentina foi cancelada. Em Botuverá 16 pessoas estão desalojadas e 3 residências foram danificadas, conforme a Defesa Civil.

Uma morte foi registrada em Guabiruba. Um senhor de 66 anos morreu vítima de desabamento. A Defesa Civil pomerodense está em alerta com previsão de mais chuva nas próximas horas. Por lá já há deslizamentos de terra. Benedito Novo também foi atingida: as ruas centrais estão alagadas e o acesso à cidade interrompido. Apiúna está em estado de atenção e sofrendo com alagamentos. Houve queda de barreira no acostamento da BR-470, no Km 105.

A recomendação em todos os casos é permanecer em sua residência e em caso de emergência contatar a Defesa Civil municipal, Polícia (190) ou Bombeiros (193).

Marcos Borges, Ascom AMMVI.

Comentar notícia

LEIA TAMBÉM…

Situação da chuva no Médio Vale