Missão Internacional: Museu Pomerano apresenta documentos de Pomerode

GREIFSWALD – Documentos doados pela prefeitura de Pomerode estão em exposição no Museu Pomerano, em Greiswald, na Alemanha. Os arquivos fazem parte da história dos pomeranos que saíram da região e se deslocaram ao Brasil, fincando raízes no Médio Vale do Itajaí. Dentre os arquivos da cidade mais alemã do Brasil, está a passagem de embarque do engenheiro agrônomo Emil Odebrecht que, em 1856, veio para Blumenau a fim de auxiliar o fundador Dr Blumenau na medição dos terrenos.

Na visita ao museu nesta quinta-feira, 17, a comitiva da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) conheceram peças que contam 14 mil anos de história, passando por momentos de desenvolvimento e sofrimento do povo pomerano. As obras vão desde quadro de pintores locais renomados, principalmente da época do Romantismo, característica predominante do norte da Alemanha, até objetos que sinalizam os hábitos alimentares, ferramentas de trabalho, costumes e crenças dos povos que habitavam a região da Pomerania.

A visita ao museu é parte da agenda que a comitiva da AMMVI está cumprindo na Alemanha. Hoje ainda os gestores têm previsto reuniões na Universidade de Greifswald e na prefeitura da cidade.

Greifswald

Greifswald é uma pequena cidade do Nordeste da Alemanha, no estado de Mecklenburg-Vorpommern, com aproximadamente 70 mil habitantes. Ela conhecida por sua atmosfera universitária, pois abriga uma das mais antigas universidades de toda a Europa, a Universidade de Greifswald, fundada em 1456.

A preocupação com o meio ambiente por lá reflete-se nos meios de transportes; 44% da população usa a bicicleta para se locomover diariamente. O município fica entre Berlim e Hamburgo, duas das maiores cidades do país.

 

Michele Prada, da Alemanha

Comentar notícia

LEIA MAIS EM…

Missão Internacional: Gestores públicos conhecem experiência espanhola em gerenciamento de resíduos sólidos


Missão Internacional: Comitiva da AMMVI visita empresa e recebe proposta de assessoria