AMMVI assina convênio internacional com organizações alemã e sueca, nesta segunda (13)

Resultado da missão internacional à Europa realizada em novembro de 2011, os prefeitos do Médio Vale do Itajaí formalizam parcerias com instituições da Alemanha e Suécia, concretizando ações em prol do gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos urbanos na região. A assinatura da cooperação acontece na assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), nesta segunda-feira, 13, a partir das 9 horas, na sede da entidade, em Blumenau.

O primeiro convênio de cooperação internacional será firmado com entidades alemãs objetivando a elaboração do projeto executivo para implantação de usina de biogás destinada ao aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos por meio do processo de biometanização. Este convênio, explica o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, contempla também a transferência de tecnologia e da experiência alemã para subsidiar a construção de um plano integrado de gerenciamento de resíduos sólidos no Médio Vale.

Na ocasião, acontece também a assinatura entre AMMVI, Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) e instituições da Suécia do convênio de cooperação que promoverá a troca de informações técnicas, treinamento e capacitação de pessoal em gerenciamento sustentável de resíduos. Este acordo também é resultado da visita feita a uma universidade sueca durante a passagem da comitiva da região pela Europa.

Na assembleia os prefeitos discutem ainda defesa civil municipal e a integração desses órgãos, buscando cobrar ações pontuais da secretaria de Estado que atende a pasta e garantir maior comprometimento do governo estadual no que tange ao repasse de recursos para os municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.