Projetos do novo Pacto Federativo devem ser votados esta semana

Três projetos que tratam do novo Pacto Federativo devem ser votados em até 15 dias, segundo intenção do governo federal. As três propostas buscam a paridade na distribuição de impostos entre os Estados brasileiros. O primeiro, o Projeto de Resolução 72/2010, prevê alíquota única de 4% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos importados. É uma tentativa de diminuir a concorrência com os produtos nacionais.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 56/2011 trata da divisão do ICMS de produtos comprados por meio eletrônico entre o Estado produtor e o Estado consumidor. Da maneira como funciona hoje, o tributo vai apenas para o Estado que fabricou o produto.  
 
A terceira e última proposta que o governo pediu a apreciação é o que altera o indexador da dívida dos Estados, corrigida atualmente pelo Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI). Esse índice é diferente em cada ente da federação, por isso, a proposta indica que o indexador passe a ser a taxa Selic.

As propostas estão tramitando na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Da Agência CNM com informações da Agência Brasil.

Comentar notícia