Discutir propostas, possibilidades e orientar os gestores públicos no que diz respeito ao saneamento básico dos municípios catarinenses é um dos objetivos do III Seminário Estadual de Saneamento Básico cuja abertura aconteceu no final da tarde de ontem (19), no Centrosul, em Florianópolis. O evento, promovido pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) acontece paralelo ao X Congresso Catarinense de Municípios e se estende até esta sexta-feira (20).
Durante a abertura, o presidente da Agência, Antônio Coelho Lopes Júnior, prefeito de Capão Alto, reforçou a necessidade de especialização dos prefeitos na área do saneamento. "Precisamos de consciência para solucionarmos esse problema, que depois de sanado trará muitos benefícios aos nossos cidadãos", enfatizou o presidente.
Participam do seminário o advogado da AMMVI, Heinrich Luiz Pasold e a diretora administrativa interina da Agência Reguladora Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí (Agir), Vanessa Fernanda Schmitt. Segundo ela, a participação dos técnicos municipais que atuam na área é imprescindível para colaborar com a gestão pública, pois as experiências e orientações repassadas pelos profissionais durante o evento contribuem para o aperfeiçoamento e a implementação de ações que atendam à política nacional e atendam às demandas da população.
Os trabalhos foram abertos pelo conferencista Arlindo Philippi explanando sobre o tema "Impactos da gestão do saneamento no meio ambiente". Ao total serão 14 profissionais debatendo e apresentando assuntos como abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos urbanos. Ainda na abertura ocorreu o lançamento do livro "Gestão do Saneamento Básico".
Ascom AMMVI com informações da Fecam.
LEIA TAMBÉM…
Municípios do Médio Vale prestigiam congresso estadual
FECAM promove Congresso de Municípios para debater condutas vedadas em ano eleitoral