Água potável e saneamento, prevenção de desastres, reconstrução dos municípios afetados por fenômenos climáticos, turismo e cultura foram identificados como as prioridades fundamentais durante uma reunião realizada na manhã de sexta-feira, 5 de abril, na Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve). O encontro contou com a presença de prefeitos da região e de 23 membros da delegação do Distrito de Karlsruhe.
O propósito do encontro foi estreitar o diálogo entre lideranças políticas do Vale Europeu e do distrito alemão, visando promover parcerias direcionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Durante a reunião, líderes alemães e brasileiros concordaram sobre necessidade de implementar projetos conjuntos nas áreas de proteção e defesa civil, principalmente devido aos efeitos climáticos que têm aumentado a frequência de fenômenos naturais no Vale Europeu, em especial durante períodos de fortes chuvas. “Sem dúvida, este é um dos pontos críticos que podemos discutir amplamente e buscar ajuda em conjunto”, afirmou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
A possibilidade de projetos voltados para água potável e saneamento foi uma das questões destacadas por membros do Parlamento Distrital. Pretende-se que o Vale Europeu e o Distrito de Karlsruhe trabalhem em conjunto nessas iniciativas. Além disso, líderes brasileiros e alemães destacaram o potencial para desenvolver iniciativas de integração cultural, preservação de patrimônio histórico, pesquisa genealógica e turismo.
Outro resultado positivo da reunião foi a confirmação de mais uma edição da Conferência ODS Brasil e Alemanha, em Brusque, em 2025. Um evento desse tipo já foi realizado em fevereiro de 2020, com a visita de lideranças alemãs.
Durante a reunião, prefeitos expressaram interesse em estabelecer termos de cooperação, dentre eles Doutor Pedrinho, Gaspar, Pomerode, Rodeio e Timbó. A cidade alemã Kronau manifestou interesse em tornar-se cidade irmã de Timbó, e nos próximos meses a Prefeitura dará continuidade ao diálogo para formalizar essa parceria. Atualmente, Guabiruba é cidade coirmã de Karlsdorf-Neuthard; enquanto o município de Brusque é parceiro do Distrito de Karlsruhe.
A reunião é fruto de uma cooperação estabelecida entre a Amve e o Distrito de Karlsruhe desde 2020, com o objetivo de promover a troca de conhecimento e tecnologia, além de apoiar projetos nas áreas de defesa civil, mobilidade, turismo e cultura.
A comitiva retornará à Alemanha na terça-feira, 9 de abril. Durante sua estadia no Brasil, eles cumpriram agendas em Florianópolis, Blumenau, Brusque, Guabiruba, Pomerode e Timbó. No domingo (7), participaram do Concerto em comemoração ao bicentenário da imigração alemã no Brasil, promovido pela Prefeitura de Timbó.
Para o presidente da Amve, Jorge Krüger, prefeito de Timbó, os resultados das reuniões nos municípios foram positivos. “Já podemos perceber avanços nas discussões e vislumbrar futuras parcerias que contribuirão para o desenvolvimento sustentável de nossos municípios e região. Temos muito a aprender e também boas práticas para compartilhar, por isso, tanto o Distrito de Karlsruhe quanto o Vale Europeu se sentem mais preparados para formalizar projetos conjuntos e alcançar resultados duradouros”, concluiu Krüger.
Fonte: Michele Prada, Ascom Amve.