Treze Tílias sedia reunião do movimento municipalista catarinense

Considerada a maior colônia austríaca do Brasil, o município de Treze Tílias recebe nesta segunda (29) e terça-feira (30) os executivos das Associações de Municípios de Santa Catarina que discutirão assuntos pertinentes ao movimento municipalista e ao aprimoramento da gestão pública municipal. Esta é a quarta reunião ordinária do Colegiado de Executivos e conta com a presença de representantes de todas as regiões do estado.

A prefeita de Água Doce, Nelci Bortolini, presidente da Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (Ammoc), enfatizou o trabalho das Associações de Municípios, principalmente nos serviços prestados e na assessoria técnica. "Com o trabalho conjunto e a soma de esforços estamos certos que muito teremos a progredir ainda", disse.

Na pauta assuntos como iluminação pública, consórcios públicos, captação de recursos, saúde, assuntos federativos, assistência técnica aos municípios e segurança da informação são destaques. Nesta segunda-feira, os participantes conheceram o case do Consórcio Cinco, da região do Contestado, que apresentou uma experiência exitosa em iluminação pública.

Conforme o diretor executivo Elói Rönnau, atualmente o Consórcio possui 15 municípios integrados e uma média mensal de 570 atendimentos de manutenção de iluminação pública. Para ele, o consórcio é uma alternativa de prestar os serviços garantindo a qualidade e economicidade, auxiliando principalmente os "municípios de pequeno porte, onde o custo de contratação de pessoal a manutenção da estrutura seria muito alto para execução da demanda", explica.

Na ocasião, aconteceu também a apresentação do Colegiado de Comunicação de Santa Catarina (Colecom), vinculado à Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e formado por profissionais da área das associações microrregionais.

A coordenadora do Colegiado, Letícia Póvoas, assessora de imprensa da Fecam, explica que o órgão busca debater, planejar, promover, apoiar e sugerir ações destinadas à promoção de políticas públicas de comunicação que auxiliem os Municípios e Associações nas melhores práticas de divulgação dos programas governamentais.

Nesta terça-feira, o principal assunto da pauta será a discussão sobre policlínicas e a eleição da diretoria do Colegiado para o próximo ano. O encontro conta com a parceria da Ammoc e da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp).

Congresso de Municípios

Durante o encontro em Treze Tílias, a Fecam apresentou aos executivos a programação do XI Congresso Catarinense de Municípios que será realizado no Centrosul, em Florianópolis, de 28 a 30 de janeiro de 2013. O tema dessa edição será visão estratégica e integração governamental e inovação dos modelos de gestão.

O evento reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários e técnicos municipais, representantes governamentais do Estado e da União e demais autoridades interessadas no aperfeiçoamento da gestão pública municipal.

Na programação estão palestras sobre infraestrutura e mobilidade urbana, segurança pública, agricultura e agroindústria, arrecadação municipal, saneamento básico, sistema de saúde pública, habitação e partilha dos royalties. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis em www.fecam.org.br.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.