AMMVI recebe capacitação sobre Cadastro Único

Capacitar e qualificar secretários municipais, entrevistadores e operadores do CadÚnico, trabalhadores da proteção social básica e especial para melhor otimização da ferramenta e como utilizá-la no monitoramento e avaliação da Política de Assistência Social foram os objetivos do curso sobre gestão do Sistema de Cadastro Único realizados nos dias 30 e 31 de novembro, em Blumenau.

Ministrado pelo analista de sistemas e consultor Marcus Gularte, a capacitação orientou sobre os públicos e benefícios do sistema de cadastro único, o processo de entrevistas, as configurações do sistema, relatórios, manutenção avançada e integração do CadÚnico com o Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).

Gularte explica que esse instrumento identifica e caracteriza as famílias de baixa renda para receberem benefícios como o Bolsa Família, tarifa social de energia elétrica, isenção de taxas em concursos públicos, entre outros, ampliando o acesso aos programas sociais do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Conforme o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, essas informações podem ser utilizadas pelos governos municipais para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando o desenvolvimento de políticas sociais locais, contribuindo para a redução das vulnerabilidades sociais.

O curso foi uma promoção da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem) em parceria com a AMMVI. Participaram aproximadamente 80 profissionais de todas as regiões do estado.

Sobre o CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.

O sistema permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.