Sistema integrado de gestão de resíduos sólidos pautado pela sustentabilidade e inovação tecnológica será o foco da programação do 4º Fórum Regional de Resíduos Sólidos Urbanos do Médio Vale do Itajaí e Seminário Brasileiro-Sueco sobre Gestão de Resíduos e Projeto Vinnova que acontece nos dias 23 e 24 de janeiro, no bloco J da Furb, em Blumenau. O evento conta com a presença de lideranças políticas e empresariais, profissionais que atuam na área de resíduos e gestores municipais.
Os destaques da programação são palestrantes internacionais, dentre eles professores e pesquisadores que atuam na Universidade de Borás e gestores de entidades suecas que desenvolvem projetos na área de resíduos. Na ocasião, serão apresentados temas como o desenvolvimento do Sistema de Gestão de Resíduos na Suécia e a futura cooperação entre os países; o exemplo da cidade de Borás, na Suécia, no gerenciamento de resíduos; Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Furb; como desenvolver um Plano de Gerenciamento de Resíduos; a responsabilidade dos produtores na Suécia no processo de reciclagem, entre outros assuntos.
O secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, ressalta a relevância do tema e do evento. "O gerenciamento dos resíduos sólidos é tema muito importante que já vem sendo tratado pela AMMVI há algum tempo e, para conhecermos melhor as experiências e tecnologias, realizamos uma viagem técnica à Europa em 2011 e firmamos convênios com entidades alemãs e suecas em 2012", diz.
A comitiva sueca que está de passagem pela região do Médio Vale de 21 e 25 de janeiro, além de participar do Fórum, está visitando cooperativas de reciclagem e aterros sanitários na região para conhecer a realidade local, com vistas a projetos futuros.
O evento tem a parceria da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Borás Energia e Meio Ambiente e SP Instituto de Pesquisa Técnica da Suécia.
Informações no site www.ammvi.org.br.
Usina
Além do sistema de gestão de resíduos, outro convênio da Ammvi em parceria com empresas e entidades da Alemanha tem como objetivo implantar uma usina de biogás na região. A biometanização, processo que transforma resíduo orgânico em gás metano, é um dos métodos utilizado em algumas regiões da Europa para reaproveitar a maior parte do lixo orgânico recolhido.
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Suécia traz modelo de gestão de resíduos sólidos para Blumenau
Vale do Itajaí busca tecnologia da Suécia para solucionar problema do lixo urbano