Prefeitos do Médio Vale participam de mobilização municipalista

O desequilíbrio federativo e a crise nos municípios é o tema da XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que acontece de 8 a 11 de julho, no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel, na capital federal. Durante os quatro dias, o evento reunirá milhares de gestores públicos municipais, entre eles prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores.

Neste ano, a comitiva da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) será liderada pelo presidente da entidade e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior, e contará com a participação confirmada dos prefeitos de Botuverá, José Luiz Colombi e Indaial, Sérgio Almir dos Santos, além de vereadores, secretários municipais e o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa.

Realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha é o maior movimento municipalista brasileiro. Neste ano, algumas pautas continuarão em evidência como, por exemplo, a revisão do Pacto Federativo.

Com temáticas voltadas ao municipalismo, esta edição da Marcha terá plenárias técnicas nas áreas de saúde, educação, finanças, previdência, desenvolvimento social, meio ambiente, desenvolvimento territorial e modernização de gestão. Neste ano, o evento comportará também o VIII Fórum dos Vereadores e o IV Fórum dos Contadores.

Deslocamento para o Congresso Nacional

A programação prevê o deslocamento para o Congresso Nacional logo às 13h30min do dia 9 de julho, onde os prefeitos serão recebidos por deputados e senadores. Para o presidente da AMMVI, as reuniões de bancadas estão entre os momentos mais importantes do evento. "É a oportunidade que temos para apresentar aos parlamentares as reivindicações dos municípios de Santa Catarina que estão unidos por causas comuns", observa Schuster.

Neste ano, os gestores municipais assistirão ainda à reinstalação da Subcomissão de Assuntos Municipalistas, no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Uma conquista recente do movimento municipalista brasileiro.

As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas no endereço marcha.cnm.org.br.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar noticia.

LEIA TAMBÉM…

Reuniões de bancadas no Congresso Nacional ocorrerão no primeiro dia da Marcha

Programação preliminar da XVI Marcha está disponível no hotsite

Programação de evento municipalista prevê painel para discutir desafios da Saúde

Subcomissão de Assuntos Municipalistas será reinstalada durante a Marcha