Abertas inscrições para o Fórum Nacional de Defesa Civil

Entre os dias 25 e 27 de setembro será realizado o Fórum Nacional de Defesa Civil, em Joinville. Os interessados em participar devem se inscrever no site da Defesa Civil de Santa Catarina (defesacivil.sc.gov.br). O encontro nacional é aberto à população e gratuito. Este ano, o tema é "Há uma década fazendo da informação uma forma de proteção".

O Fórum tem como objetivo principal fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil com a promoção e conhecimento de ações municipais. Na ocasião são esperadas cerca de 1,5 mil pessoas, dentre elas, coordenadores municipais e estaduais de Proteção e Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em assuntos relacionados à prevenção e minimização dos riscos de desastres.

Para o secretário da Defesa Civil, Milton Hobus, o evento pretende estimular atividades locais de prevenção e redução de riscos e desastres, debates para instigar ações municipais de defesa civil e a divulgação de atos do governo que visam melhorar o trâmite de processos nos municípios.

I Fórum Infantojuvenil

Este ano, a grande novidade da programação do evento é a promoção do I Fórum Infantojuvenil sobre o tema. A ideia é apresentar para crianças e adolescentes a importância da prevenção e da proteção à vida. Na ocasião, será criado um espaço exclusivo para esse público, onde ocorrerão atividades lúdicas para conscientizar sobre a redução de riscos de desastres nas escolas e comunidades. Os participantes também aprenderão a agir em situações adversas, como enchentes e inundações, e conhecerão o papel do bombeiro mirim.

O Fórum

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, realiza anualmente o Fórum Nacional de Defesa Civil em parceria com o município eleito para sediar o evento e seu respectivo Órgão Estadual de Proteção e Defesa Civil. O Fórum é um evento de abrangência nacional tendo como foco principal a troca de experiências relacionadas à divulgação de ações municipais em proteção e defesa civil. Na programação, é ministrada a palestra magna que aborda temas referentes às ações de relevância na gestão do risco.

Também são oferecidas plenárias para discussão de assuntos relevantes para o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, oficinas técnicas de capacitação e é aberto um espaço de divulgação de boas práticas municipais de defesa civil em que os municípios podem apresentar suas atividades relacionadas construção de cidades resilientes.

Com informações da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Comentar notícia.