Municípios têm até dia 23 para retificar dados do censo escolar

Gestores das redes municipais de educação têm até o dia 23 de outubro para retificarem números do Censo Escolar 2013. As informações preliminares do último Censo foram publicados pelo MEC (Ministério da Educação) no dia 23 de setembro. A quantidade de matrículas apontadas no Censo Escolar são utilizadas para fazer o rateio dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Os números revelaram que o Brasil tem 40.366.236 estudantes matriculados na rede pública de educação básica – estadual e municipal – em 2013. Número que representa queda de 1,83% em comparação com 2012. A redução foi de mais de 753 mil matrículas.

Para os gestores que precisarem retificar informações sobre as matrículas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá reabrir o sistema educacenso – mesmo utilizado para o envio das informações. Os gestores que não tenham preenchido os dados no período de coleta, não poderão fazê-lo no período de retificação, destinado apenas à correção dos erros.

Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O censo coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

Com informações do MEC.

Comentar notícia.