Na manhã desta quarta-feira (15), lideranças políticas e empresariais acompanharam a assinatura da ordem de serviço para a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o projeto básico de engenharia do Corredor Ferroviário de Santa Catarina – Ferrovia da Integração. O ato ocorreu no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó e foi assinado pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior; e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. Na ocasião, a AMMVI esteve representada pelo prefeito de Gaspar, Celso Zuchi.
Além de ligar as atividades econômicas e sociais do interior com as zonas portuárias do Litoral catarinense, a ferrovia vai facilitar o escoamento da produção para outros estados brasileiros. "É um grande momento para o estado. A construção da ferrovia vai garantir o desenvolvimento, tornar a logística mais eficiente, reduzir o custo da produção e aumentar competitividade. Também irá permitir mais proteção ao produtor e viabilizar o seu trabalho. É um transporte econômico e seguro. É a integração e ampliação do desenvolvimento econômico de Santa Catarina", disse Colombo.
O ministro dos Transportes salientou que o objetivo é fazer com que o modal ferroviário seja uma realidade na economia brasileira. "Essa região é um grande centro agroindustrial do Brasil. Precisamos valorizar e dar todo apoio para que continue no ritmo de desenvolvimento, melhorando as condições de acesso aos mercados nacional e internacional, contribuindo ainda mais para o aumento da produção."
Zuchi considera o projeto de extrema importância para todo o Estado e em especial para o Médio Vale do Itajaí, uma vez que dará mais competitividade aos produtos da região. "Além da valorização para nossa indústria, a ferrovia irá minimizar o fluxo de veículos pesados da BR-470, garantindo melhorias no trânsito", ponderou.
A Ferrovia da Integração faz parte da pauta de reivindicações da AMMVI, que tem participado das discussões e acompanhado audiências públicas para unir forças com outras entidades em prol do objetivo comum e em favor do desenvolvimento do estado.
Ferrovia da Integração
O vencedor da licitação para o Estudo de Viabilidade é o Consórcio Prosul/Setepla/Urbaniza/Hansa. O edital de concorrência havia fixado o valor em R$ 68,7 milhões e foi fechado em R$ 46,5 milhões, 32% a menos que o teto da licitação.
O estudo e o projeto básico devem ser entregues em 22 meses (sendo 10 meses para conclusão da pesquisa e o restante para o projeto). A Ferrovia da Integração – ou Ferrovia do Frango, como é conhecida – é um empreendimento com 862 quilômetros que deve atravessar Santa Catarina. Um traçado prévio iria interligar o município de Dionísio Cerqueira ao Porto de Itajaí. Porém, só com o final dos estudos será possível saber qual o trajeto ideal.
Com o projeto deve ser licitada a obra em si, que tem custo estimado em R$ 6 bilhões. A expectativa é que a obra seja licitada no final de 2016 e demore cerca de cinco anos para ser concluída.
Ascom AMMVI com informações da Fecam.