Nova modelagem de custos para os serviços de tratamento de resíduos sólidos é tema de workshop com instituições alemãs

Iniciar a troca de experiências para o desenvolvimento de uma nova modelagem de custos para os serviços de tratamento de resíduos sólidos no Médio Vale do Itajaí foi o principal objetivo do workshop que realizado das 9h às 13h desta quarta-feira, 5 de novembro, no auditório da Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Blumenau (Ampe), em Blumenau.

O evento, realizado pela AMMVI em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e instituições alemãs, contou com a presença de comitiva de empresários alemães, prefeitos e técnicos municipais através de parceria internacional firmada entre as entidades.

O encontro teve em sua programação a participação do secretário de Estado do Ministério da Economia, Construção e Turismo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Dr. Stefan Rudolph. Além disso, o workshop contou com a declaração para as relações entre o país germânico e o Brasil como base para as oportunidades de cooperação.

Na parte técnica do workshop, o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, explica que foi apresentado o cálculo das taxas de resíduos no distrito de Pomerânia Ocidental-Greifswald, o tratamento de resíduos e tecnologia para aterros, como também a otimização da logística de coleta de resíduos e a sua influência nas taxas e tarifas.

Para o presidente da AMMVI e prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, o workshop oportunizou ainda a aproximação das relações de cooperação entre as lideranças políticas da região com as instituições alemãs parceiras na área de resíduos sólidos. "Temos convênios firmados com entidades alemãs visando à transferência de conhecimento e tecnologia, e esses momentos fortalecem a cooperação", analisa.

Usina de biogás

Durante a programação do workshop, foi apresentado aos prefeitos e técnicos municipais o projeto final da usina de biogás. Esta iniciativa vem sendo liderada pela AMMVI visando ao aproveitamento energético através do tratamento de resíduos sólidos urbanos e da implantação do gerenciamento de resíduos sólidos de forma integrada entre os municípios.

Na oportunidade, a AMMVI assinou com instituições alemãs um contrato de cooperação para a continuação e implementação do conceito de gerenciamento inteligente de resíduos relativo ao fluxo de materiais da região do Médio Vale do Itajaí.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.