Servidores que atuam no controle interno dos municípios catarinenses têm até o dia 5 de dezembro para se inscreverem no 2º Encontro Catarinense de Controladores Internos Municipais, que será realizado no auditório novo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), nos dias 9 e 10 de dezembro. Os interessados devem clicar no banner do evento no site do TCE/SC (www.tce.sc.gov.br) e cadastrar suas informações pessoais. A participação é gratuita.
O encontro é promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina com o objetivo de discutir sobre a atuação e a organização das unidades de controle interno dos municípios catarinenses e sua interação com os órgãos de controle externo no âmbito do Estado. A programação inclui palestras, debates e oficinas que serão ministradas por representantes de diversos órgãos de controle associados à Rede.
As oficinas, por exemplo, vão tratar da análise de risco e pontos de controle e da elaboração de planejamento anual de auditoria interna. A programação completa pode ser acessada no mesmo espaço disponibilizado para inscrição no evento.
Rede de Controle da Gestão Pública
A Rede visa ao aprimoramento da efetividade da função de controle do Estado sobre a gestão pública. A partir da celebração de Protocolo de Intenções, em 25 de março de 2009, entre instituições nacionais, como Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Associação dos Membros do Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Ministério Público Federal, iniciou-se à efetivação da Rede de Controle da Gestão Pública por meio da realização de oficinas de trabalho em Brasília e a implantação de Redes nos Estados.
A Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina foi criada em 2010 visando desenvolver ações direcionadas à fiscalização da gestão pública, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao tráfego de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros. Atualmente é composta por 16 instituições públicas, entre elas o TCE/SC.
O 1º Encontro de Catarinense de Controladores Internos Municipais ocorreu em 2011, na sede da Fiesc, em Florianópolis. A organização foi da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e da Controladoria-Geral da União (CGU).
Com informações da Acom TCE/SC.