O governador Raimundo Colombo acompanhado do ministro das cidades, Gilberto Kassab, e do presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, participou da abertura oficial do XIII Congresso Catarinense de Municípios, no CentroSul, em Florianópolis. O evento vai até sexta-feira, 20.
Em seu discurso, o governador demonstrou interesse em fazer a segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) ainda este ano. "Vamos reforçar a parceria com todas as prefeituras e executar 100% do Fundam e no segundo semestre deste ano realizar a segunda edição do programa que ajudou muito os municípios catarinenses".
Colombo destacou ainda a importância das manifestações em todo o Brasil, que ocorreram no último dia 15. "Eu nunca tinha visto uma manifestação organizada, educada e humana como as que aconteceram no domingo. Acho que temos a oportunidade de evoluir e para isso temos que fazer um grande pacto político".
O congresso tem como tema central "A Agenda de Revisão Constitucional do Sistema Federativo" e reúne cerca de mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, executivos das Associações de Municípios, agentes políticos estaduais e federais.
Um dos objetivos do evento é discutir a queda nas receitas municipais. "Esse é o maior evento municipalista de Santa Catarina. Pretende buscar mais recursos para os Municípios, para atender as demandas sociais e a responsabilidade final que é do prefeito", comentou o presidente da Fecam.
Com informações da Secom.
LEIA TAMBÉM…
Ministro das Cidades defende o pacto federativo
Prefeitos participam de Congresso de Municípios
XIII Congresso Catarinense de Municípios: Pepe Vargas é mais um ministro confirmado no evento