Blumenau sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

Ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada e saudável foram os objetivos da 2ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Médio Vale do Itajaí, realizada nesta quinta-feira, na AMMVI, em Blumenau.

O encontro contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, dentre elas representantes da sociedade civil, agricultores, conselheiros de direitos e políticas públicas, secretários e técnicos municipais. Durante todo o dia, os participantes debateram sobre a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e ainda teve a palestra do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, Marcos José Abreu.

Na ocasião, foram sugeridas proposições para a região, o Estado e a União que envolvem os três eixos temáticos da conferência: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, regional e estadual; aperfeiçoamento e ampliação do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).

Além disso, foram eleitos delegados titulares e suplentes que representarão a região do Médio Vale na etapa estadual. Já a conferência nacional está prevista para novembro, em Brasília, e terá o objetivo de mobilizar a sociedade civil e o governo para ações voltadas a proteger e garantir o direito humano à alimentação saudável.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.