Integração, autonomia, desenvolvimento e modernização. Palavras que resumem os 46 anos de trajetória de uma entidade que luta pelo movimento municipalista catarinense e ergue a bandeira pelo desenvolvimento econômico e sustentável do Médio Vale do Itajaí.
Fundada em 2 de agosto de 1969, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) surgiu com o intuito de promover o desenvolvimento integrado da região. À época, a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e a prefeitura de Blumenau lideraram a iniciativa com o apoio de outras cidades para que, hoje, constituída por 14 municípios, a Associação possa, com orgulho, continuar unida em prol de ideais outrora sonhadas e agora renovadas.
A AMMVI foi a nona associação microrregional fundada em Santa Catarina e atualmente é referência no Estado, sendo pioneira em diversas áreas, tais como Plano Diretor, Políticas e Planos Municipais de Saneamento, resíduos sólidos, contabilidade pública e controle interno.
Dentre os desafios, que são muitos, temos a sonhada duplicação da BR-470, a implantação da Ferrovia da Integração, a construção do Complexo Penitenciário do Médio Vale, a excelência na saúde pública e a almejada instalação da usina de biogás. Além disso, temos projetos ambiciosos, como a partilha mais justa do bolo tributário e o novo Pacto Federativo.
A motivação para continuar lutando por maior autonomia para os municípios vem da certeza de que as ações até hoje realizadas pela entidade sempre zelaram pela transparência, qualificação do servidor público e modernização das práticas empregadas.
Se comemoramos mais um aniversário, é porque a união dos gestores públicos da região garantiu o equilíbrio das forças políticas. Além disso, o corpo técnico especializado e a parceria de entidades e lideranças regionais ajudaram a consolidar essa história de integração.
Nosso passado de luta construiu o presente de conquistas. Porém, temos ciência de quão desafiador será o futuro. A motivação por um amanhã mais justo e promissor a todos os 730 mil cidadãos do Médio Vale do Itajaí nos impulsiona para continuar atuando em defesa dos municípios.
Por Paulo Roberto Weiss, presidente da AMMVI e prefeito de Rodeio.
Artigo publicado no Jornal de Santa Catarina de 01/08/2015, edição nº 13.530.