Visando dar continuidade à cooperação para o desenvolvimento de modelos de sistema de cobranças socialmente sustentáveis, participar de oficinas e aprimorar o projeto da usina de biogás na região, a AMMVI, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) realizam missão técnica à Alemanha, de 23 a 28 de agosto.
Conforme o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, em 2014 e 2015 foram elaborados levantamentos de custos em resíduos sólidos e firmadas novas parcerias com instituições alemãs que estão trabalhando no tema. Para trocar conhecimento e tecnologia, tais instituições convidaram os representantes da AMMVI, Cimvi e Agir para conhecer experiências na gestão de resíduos e aprimorar os projetos em curso na região.
Composta pelo presidente da AMMVI e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss; presidente e vice-presidente do Cimvi, Sergio Almir dos Santos e Hartwig Persuhn, prefeitos de Indaial e Doutor Pedrinho, respectivamente; presidente da Agir e prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli, a comitiva passará por 11 cidades alemãs. Participam ainda técnicos das três entidades e da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) e o presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi).
Durante a viagem, a comitiva conhecerá centros de reciclagem, de classificação de resíduos, de energias renováveis e de tratamento de resíduos biológicos e estação de transbordo. Além disso, estão programadas visitas as instalações de produção de biogás, bioetanol e eliminação de corpos de animais, como também a usina de energia elétrica de biomassa.
Conforme Corrêa, os prefeitos têm reuniões agendadas no Centro Econômico e Científico Brasil-Alemanha, Câmara do Comércio e Ministério da Economia de Mecklemburgo-Pomerânia. "Ao final da programação, teremos ainda um workshop para apresentação de resultados e parcerias futuras", complementa.
Weiss explica que esta é a segunda missão internacional da Associação e que no momento irão somente os representantes das entidades envolvidas, pois a maioria das despesas é custeada pelas instituições alemãs. "Como já temos convênios de cooperação firmados desde 2011, um trabalho em conjunto já vem acontecendo e facilitou para que esta iniciativa se tornasse realidade. Voltaremos com novidades e contribuições aos municípios", disse.
Roteiro
23 de agosto de 2015: Berlim
Visita ao centro económico e científico Brasil – Alemanha (WWZ).
24 de agosto de 2015: Ludwigsfelde
Apresentação do Südbrandenburgischer Abfallzweckverband (SBAZV) com uma visita aos centros de reciclagem em Ludwigsfelde e Niederlehme.
25 de agosto de 2015: Rosenow, Neustrelitz
Visita de uma planta de classificação de resíduos em Möllenhagen.
Apresentação da OVVD – Ostmecklenburgisch Vorpommersche Verwertungs- und Deponie Gmbh – e da ABG – Ostmecklenburgisch-Vorpommersche AbfalIbehandlungs- und -entsorgungsgesellschaft mbH.
Visita ao centro para as energias renováveis de Mecklemburgo-Pomerânia (LEEA) e reunião com a Câmara de Comércio (IHK) Neubrandenburg.
Visita à usina de energia elétrica de biomassa Neustrelitz.
26 de agosto de 2015: Schwerin, Kobrow
Visita à área industrial "Göhrener Tannen".
Visita à planta para de tratamento de resíduos biológicos (SAS).
Recepção no Ministério da Economia de Mecklemburgo-Pomerânia.
27 de agosto de 2015: Stavenhagen, Malchin, Demmin, Stralsund
Visita à usina de CDR (Nehlsen).
Visita a instalação de produção de biogás (ReFood), produção de bioetanol (Eco Motion) e à instalação para a eliminação de corpos de animais (SecAnim).
Visita de estação de transbordo em Demmin.
Visita à cidade Stralsund.
28 de agosto de 2015: Rostock
Workshop final.
Michele Prada, Ascom AMMVI