A comitiva da AMMVI embarca nesta sexta-feira (21) destino à Alemanha para realizar a missão técnica internacional. A viagem tem como objetivo dar continuidade à cooperação para o desenvolvimento de modelos de sistema de cobranças socialmente sustentáveis, participar de oficinas e aprimorar o projeto da usina de biogás na região.
A programação da missão passa por centros de reciclagem, de classificação de resíduos, de energias renováveis e de tratamento de resíduos biológicos e estação de transbordo. Estão programadas visitas as instalações de produção de biogás, bioetanol e eliminação de corpos de animais, como também a usina de energia elétrica de biomassa.
Os prefeitos serão recebidos ainda no Centro Econômico e Científico Brasil-Alemanha, na Câmara do Comércio e no Ministério da Economia de Mecklemburgo-Pomerânia. No último dia da missão, será realizado um workshop com apresentação de propostas para serem implementadas no Médio Vale.
Na missão, representam a região: presidente da AMMVI e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss; presidente e vice-presidente do Cimvi, Sergio Almir dos Santos e Hartwig Persuhn, prefeitos de Indaial e Doutor Pedrinho, respectivamente; presidente da Agir e prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli; secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa; diretor executivo do Cimvi, Valter Conrado de Araújo; diretor geral da Agir, Heinrich Luiz Pasold.
O retorno está previsto para 28 de agosto.
Contabilidade
Durante a passagem pela Alemanha, o secretário executivo da AMMVI, que embarcou dia 18, participou ainda de seminário de contabilidade de 19 a 21 de agosto. Na ocasião, ele conheceu a estrutura organizacional e composição patrimonial de consórcios públicos, a forma de entrada de recursos e investimentos, prestação de contas e outras especificidades da contabilidade pública.
Michele Prada, Ascom AMMVI.