Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro

Dia 23 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. E durante toda esta semana, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove a Semana Nacional do Municipalismo. O objetivo é que entre os dias 22 e 26 os gestores municipais promovam ações que envolvam a população na causa municipalista. Este ano o slogan é: "gestão e população unidos contra a crise".

Com tema de impacto, a iniciativa este ano pretende apresentar aos cidadãos o seu poder de atuação junto aos poderes Legislativo e Executivo, em nível nacional e regional. Através do hotsite da campanha Viva seu Município os gestores podem acessar informações importantes sobre a Semana Municipalista.

Dia do Municipalismo

Desde 2013 a data é lembrada em razão da Lei Federal 12.639/2012. Esta legislação entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e trata do reconhecimento àqueles que buscam políticas públicas que permitam ao cidadão uma vida melhor onde eles vivem, no Município.

Para o presidente da Confederação Nacional de Município (CNM), Paulo Ziulkoski, a data é um reconhecimento da importância e da força do municipalismo demonstrado ao longo dos anos. É um dia para lembrar das conquistas e unir forças para as novas. "Municipalismo forte se faz com a participação de todos", ressalta a frase que é slogan da entidade.

Viva seu Município

Para orientar os gestores municipais na promoção da campanha um ciclo de mobilização está disponível no hotsite. Ao todo, são seis dicas que podem nortear a promoção da iniciativa. Além disso, dados que comprovam o cenário de crise financeira estão disponíveis para serem apresentados aos moradores dos Municípios.

A primeira informação levantada pela CNM é de que 98.5% das administrações municipais estão sentindo os efeitos da crise. O que tem refletido no pagamento dos servidores e na menor atuação do poder público local.

A entidade sugere ainda a mobilização através das redes sociais Facebook, Twitter e Instagram – com uso da #VivaSeuMunicípio.

Mais informações acesse aqui.

Com informaçõe da Agência CNM.