PAR é tratado em reunião do Colegiado de Educação

Desafios e competências do Plano de Ações Articuladas (PAR) foram discutidos na manhã desta quinta-feira (3), durante reunião do Colegiado de Educação da AMMVI. Na ocasião, os secretários da pasta sinalizaram a preocupação de capacitar equipe para fornecer informações ao Plano, de forma que o município possa ser beneficiado com investimentos.

Conforme o presidente do Colegiado e secretário de Educação de Rio dos Cedros, Plauto Mendes, o PAR está aberto apenas para diagnóstico. Ele explica que o Município deve analisar se não têm pendências, pois isso vai agilizar posteriormente o cadastro de pedidos.

"Os secretários já agendaram um novo encontro para estudar o PAR e iniciar a formação de suas equipes, pois os Municípios têm capacidade de desenvolver um bom trabalho, dispensando a contratação de consultorias e zelando pela otimização dos recursos", disse Mendes.

A previsão é que em breve a AMMVI promova treinamento aos profissionais envolvidos no PAR. Segundo Mendes, a Associação já solicitou apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime) para que organize capacitações em todas as regiões do estado.

A elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR) pelos Municípios é requisito indispensável para acesso a recursos do Ministério da Educação (MEC) nos próximos 4 anos. O Plano possibilita que a Prefeitura receba recursos para construção e reforma de escolas, aquisição de equipamentos e ônibus escolares, capacitação de professores e demais projetos educacionais.

Pauta

Durante a reunião, os secretários discutiram também sobre matrícula na pré-escola, orçamentos da Educação, transporte escolar, piso nacional do magistério, encerramento de exercício e Base Nacional Comum.

O Colegiado de Educação visa o debate e o estudo de questões importantes da área entre os secretários da pasta das 14 prefeituras. Compete aos integrantes propor medidas e iniciativas para o aperfeiçoamento dos educadores e políticas públicas voltadas à qualidade na Educação. As reuniões acontecem na primeira quarta-feira de cada mês, na seda da AMMVI, em Blumenau.

Michele Prada, Ascom AMMVI.