As possibilidades do marketing político digital nortearam a Conferência de Encerramento do XIV Congresso Catarinense de Municípios, nesta quinta-feira (17). O especialista em Marketing Digital, Rodrigo Gadelha, falou sobre os segredos deste tipo de marketing e como se conectar com os eleitores dentro dessa nova cultura comportamental da sociedade brasileira.
"Hoje a maioria dos candidatos são da geração dos baby boomers e tentam convencer os eleitores com a linguagem desta geração. Como então convencer o eleitor da geração Millenium se expressando com uma linguagem dirigida para os baby boomers? Até o mapa mental das duas gerações é diferente", explica ele.
Para Gadelha é preciso conhecer o eleitorado para definir as estratégias e tomar ação. "Como entender esse eleitor? Como saber entregar informação inteligente e que faça sentido para ele? Como consigo entender um eleitor se não consigo entender essa nova geração que tem aí?", coloca Gadelha, que tem 16 anos de experiência em comunicação. "O comportamento do eleitor conectado exige uma nova política", finaliza. Em sua explanação, o palestrante abordou as principais estratégias para otimizar campanhas para o mundo digital com o objetivo de abir a mente para as oportunidades do deste mundo.
Gadelha falou ainda que, com as mudanças na recente reforma eleitoral, onde se diminuiu o tempo e vetaram-se as doações de pessoas jurídicas para as campanhas, haverá menos recurso e há uma tendência de que as estratégias voltem-se para o digital. "A ciência de dados é muito forte, com uma base de informações, como as palavras mais comentadas nas redes sociais naquele dia, por exemplo, é possível conseguir de alguma forma intervir nas pessoas, e elas tirarem um tempo para interagir com você", conclui.
Com informações da Fecam.