Nesta terça-feira, 17, o Colegiado de Gestores Municipais de Cultura da AMMVI se reuniu, em Gaspar, para a 56ª reunião ordinária. Na ocasião, os gestores realizaram oficina para trabalhar na elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC) de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Conforme o presidente do Colegiado, José Gabriel Corrêa, o trabalho está sendo coordenado por uma empresa de consultoria, que está auxiliando no diagnóstico regional e na formação das diretrizes, estratégias e metas. "Por enquanto estamos na preparação de uma minuta que irá nortear os fóruns municipais para discussão das metas, ações, prazos e indicadores. Todo o processo será participativo e democrático", explica Corrêa.
As diretrizes dos Planos Municipais de Cultura estarão voltadas à gestão das políticas públicas culturais; acesso, valorização e difusão; fomento, preservação; e qualificação. "O Plano é um documento formal que representa a política de gestão cultural do município. Nele estão as ações culturais que se pretende desenvolver por um período de dez anos", explica o presidente do Colegiado de Cultura.
O PMC é um componente que deve compor o Sistema Municipal de Cultura, em conformidade com as orientações da Política Nacional da área. O Plano de deve promover a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade das expressões e manifestações culturais.
Durante a reunião, os gestores discutiram ainda as próximas ações do Colegiado para este ano e iniciaram o Plano de Trabalho para 2017. As reuniões do Colegiado são mensais e itinerantes, percorrendo os municípios do Médio Vale do Itajaí.
Michele Prada, Ascom AMMVI.