O sistema on-line, implantado em outubro pela Secretaria de Saúde, já está trazendo benefícios aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente nos primeiros dois meses de funcionamento no ano passado, mais de 2 mil pacientes tiveram suas consultas agilizadas em toda a rede.
O projeto em Blumenau, pioneiro no Estado, é considerado referência pelos técnicos do Ministério da Saúde para todo o Brasil e para expandir o sistema para outras cidades de Santa Catarina. O sistema permite que todas as unidades da rede possam agendar suas consultas, tanto na Policlínica, quanto no Ambulatório da Furb, via on-line e em tempo real através de cotas previamente estipuladas, conforme a proporção da população atendida em cada unidade.
Benefícios: Exames como tomografia computadorizada, densiometria óssea e cintilografia não têm mais fila de espera.
Nos exames considerados de rotina, as autorizações estão sendo feitas em 20 dias.
Os casos de urgência estão sendo autorizados em no máximo uma semana.
A ressonância magnética, cuja espera era de mais de um ano, hoje pode ser feita em até 10 dias, dependendo do caso.
Na tomografia computadorizada, não há mais fila de espera. São realizados cerca de 300 exames por mês.
No caso de ressonância magnética, foram realizados mais de 800 exames em seis meses, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde para uma população de em média 300 mil/habitantes, é de 360 exames/ano.
Os exames de cateterismo, que tinham uma fila de espera de mais de 3 meses, estão acontecendo em cerca de 30 dias após a solicitação.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Blumenau, por Joni César