Blumenau continua incentivando empresas que geram retorno para o município

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de gerar novos empregos, continua incentivando as empresas que pretendem se estabelecer em Blumenau. Atualmente, o município conta com 32 empresas beneficiadas pela Lei nº179/98 que prevê incentivos econômicos e estímulos fiscais por um período de 10 anos. Nos últimos três anos, foram abertos 18,9 mil postos de emprego com carteira assinada. Somente em 2007 foram geradas mais de cinco mil vagas e a expectativa é de continuar com os números em alta, mantendo Blumenau na liderança da geração de empregos.

Para receber os benefícios, como a redução ou isenção do IPTU, isenção de imposto sobre serviços (ISS) e execução de terraplanagem, a empresa interessada deve apresentar um projeto de justificativa, se comprometendo a gerar empregos, renda e investir na cidade.

No caso da Coteminas, por exemplo, a empresa assumiu como meta a geração de 2.196 empregos e um investimento de R$ 27 milhões. Em 2006, o investimento já havia sido superado e chegou a R$ 45,7 milhões, ou seja, 69% acima do previsto. Na geração de empregos os números também são positivos. Em dezembro do ano passado, segundo dados da Declaração de ICMS e do Movimento Econômico (DIME), a empresa havia contratado 2.619 funcionários e, em fevereiro deste ano, mesmo após as demissões, a Coteminas continua com 2.339 empregados, 6,5% acima das metas.

Anualmente, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social realiza a reavaliação da concessão de benefícios, para verificar se as empresas estão cumprindo os compromissos assumidos no projeto. Caso a empresa deixe de cumprir as metas, o conselho pode reduzir ou cancelar os incentivos.  

Em 2008 os incentivos concedidos à Coteminas ainda não foram reavaliados, já que os balanços e certidões da empresa são emitidos durante o primeiro semestre.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau, por Julia Voigt