Uma das mais belas tradições de Páscoa herdada dos imigrantes germânicos está sendo renovada e valorizada. Na Quarta-feira, dia 19 de março, foi apresentado o resultado final do 2º Concurso Escolar de Pintura em Cascas de Ovos, promoção da Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Pomerode. O capricho, a criatividade e, especialmente, a história contada através de cada casquinha foram admirados em cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura.
Pais, professores, alunos e diretores de escola participaram da entrega de brindes aos destaques nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental – Séries Iniciais e Ensino Fundamental – Séries Finais. Ao todo, mais de 90 estudantes se inscreveram no concurso, envolvendo a participação de sete escolas da rede pública. A escolha dos vencedores aconteceu por meio de avaliação técnica preliminar, feita por artistas plásticos da região, e posterior votação popular, realizada durante Ostermarkt – Feira de Páscoa.
Mais que a beleza das peças, o que contou foi o memorial descritivo que cada uma trazia, explicando as razões da decoração feita nas casquinhas. A experiência dos alunos em pesquisar informações com pais, avós, tios e parentes sobre as tradições da Páscoa revelou a importância da proposta, um trabalho educativo que valoriza os saberes a cultura da sua própria comunidade. "Este concurso é uma iniciativa que ajuda a lembrar que a Páscoa vai muito além do chocolate. Redescobrir o passado é também um momento de renovação, de aprender a valorizar a família e a sabedoria de nossos antepassados", lembrou o prefeito Ércio Kriek em seu discurso de abertura.
Junto com ele, também compareceram à cerimônia a Secretária de Educação Neuzi Schotten, Secretário de Turismo Rolf Porath e Presidente do Conselho Municipal de Turismo, o Secretário de Planejamento Cláudio Marcos Krueger. O primeiro lugar em cada categoria recebeu como prêmio uma cesta de chocolates da empresa Nugali, de Pomerode. Pelo segundo ano, a artista plástica Silvana Pujol, referência nacional e internacional na arte da pintura em cascas de ovos, sorteou uma de suas peças em madeira a um dos alunos participantes. A ganhadora foi a estudante Jennifer Voigtlaender, da Escola Almirante Barroso.
O concurso rendeu ainda um prêmio especial a aluna Mara Franz, da Escola Básica Municipal Olavo Bilac. Conforme o regulamento, ela estava desclassificada devido ao número insuficiente de inscrições realizadas pela escola em sua categoria. No entanto, sua participação foi reconsiderada devido à riqueza de detalhes utilizados na pintura da casquinha, o que chamou grande atenção na avaliação dos jurados.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pomerode