Secretaria de Saúde Implanta Central de Ouvidoria

Nesta semana a Secretaria de Saúde de Indaial, juntamente com a Administração Municipal, preocupada em fortalecer ainda mais o exercício a cidadania, disponibilizou a comunidade Indaialense a  implantação do Serviço de Ouvidoria.

Objetivo é estabelecer um canal de comunicação entre a Secretaria, usuários e servidores públicos. A central de ouvidoria tem por finalidade examinar manifestações referentes a procedimentos e ações da administração e dos diversos setores, unidades e departamentos.

O organismo deve ser um agente de mudanças mediante a indicação de modificações, adaptações e aperfeiçoamento de serviços, das normas, dos planos de ação e da inserção social.

A partir  da criação desse setor, foi montada uma equipe chamada de Coordenação da Ouvidoria, formada por: Leny Maria Wagner Garcia (Enfermeira da Família), Leosa Marilene Traebert (Assistente Social), kátia C. Varjão Toto Francisco (Auxiliar de Enfermagem), Silvani Maria Sehnen do Amaral (Bioquimica), Valdir Vedovatto (Secretário de Saúde). Essa equipe visa buscar soluções para as manifestações apresentadas.

O setor de Ouvidoria da Secretaria de Saúde de Indaial tem acesso ao Serviço de Sistema OUVIDOR SUS, fornecido pelo Ministério da Saúde. Este sistema oferece uma forma prática de registro, que depois de computado é encaminhado ao Ministério da Saúde que fiscaliza também o retorno e solução da denúncia apresentada.

Além de um local próprio para atendimento, situado no SAIS, existe também o telefone do 0800 647 8811 para manifestar suas reclamações, denúncias, idéias, críticas, elogios e sugestões, sendo que o solicitante pode se identificar ou manter sigilo.
Foram estabelecidas quatro vertentes para o processo da Ouvidoria: acolhimento, mediação, encaminhamento para resolução de problemas concretos e Ouvidoria. Entre outros valores que norteiam o trabalho da ouvidoria estão: autonomia, credibilidade, ética, respeito ao cidadão e transparência.

De acordo com o Secretário de Saúde Valdir Vedovatto " Com a implantação desse setor a interação entre a comunidade Indaialense será facilitada, com ações preventivas e corretivas de aperfeiçoamento dos serviços públicos".

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial