Projeto Piava reinicia atividades

Para apresentar a nova metodologia de trabalho e expor as ações dirigidas aos municípios, a equipe do Projeto Piava iniciou no dia 21 de julho, uma rodada de visitas aos 52 municípios do Vale do Itajaí. As visitas se estendem até 8 de agosto. No último dia 29 de julho a equipe esteve reunida no município de Timbó, onde na oportunidade destacou que o Projeto Piava é uma iniciativa do Comitê do Itajaí com o objetivo de fortalecer a gestão da água na bacia do Itajaí. Selecionado em edital público do Programa Petrobras Ambiental em 2005, e desenvolvido até maio de 2007, o projeto recebeu novo patrocínio para mais dois anos, no valor de R$ 3,3 milhões.

As atividades foram reiniciadas em 2 de junho último e serão desenvolvidas até maio de 2010. Nessa segunda fase, o Projeto Piava foi concebido para consolidar uma política de proteção da água nos municípios. As ações educativas, o fortalecimento do processo participativo de gestão no âmbito municipal e o fomento de ações de proteção dos rios, devem culminar com a aprovação de políticas municipais e do plano de recursos hídricos da bacia do Itajaí.

O Projeto Piava, neste segundo momento, vai atuar mais fortemente contra a ausência da gestão integrada da água no âmbito municipal, evidenciada ao longo da primeira fase do projeto, o que explica a maior parte dos conflitos potenciais e reais enfrentados pelas populações.

Na ocasião foram entregues diversos questionários as representes das áreas envolvidas com o projeto, visando buscar informações sobre a continuidade ou não das atividades do projeto junto ao município. Também foi entregue um exemplar do livro "O movimento das águas", que aborda a construção de uma política sustentável de proteção da água no Vale do Itajaí e fala da experiência do Projeto Piava, idealizado pelo Comitê do Itajaí. "O movimento das águas" foi escrito pelos jornalistas Guarim Liberato Junior e Lourdes Maria Pereira Sedlacek, sob a supervisão de Beate Frank, que é também secretária executiva e professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Furb.

O livro resgata o envolvimento da comunidade regional com o rio Itajaí e traz um relato sobre os dois primeiros anos do Projeto Piava, uma iniciativa do Comitê do Itajaí, que tem o apoio da FURB e integra o Programa Petrobras Ambiental. É, portanto, um trabalho conjunto de todas as pessoas que se envolveram nas ações do Projeto Piava, nos 52 municípios da bacia do Itajaí, e que foram carinhosamente chamadas de "piavinhas". Escrito no estilo de grande reportagem, o livro traz relatos de agricultores, educadores, ambientalistas, técnicos, pessoas de diversas cidades do Vale do Itajaí envolvidas nas ações do Projeto Piava, e mostra o quanto foi e é contagiante o movimento em defesa das águas do rio Itajaí.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbó