Bancada Catarinense afirma que Anel Metropolitano de Gaspar estará presente no Orçamento 2009

Após três anos de amplas discussões que envolveram Prefeitura Municipal de Gaspar, Governo Estadual de Santa Catarina, Governo Federal, além de representantes políticos e de entidades da região do Vale do Itajaí, o Anel Metropolitano de Gaspar, cujo projeto contempla também a Ponte do Vale, está a poucos passos de ser viabilizado. Recursos para a implantação do Anel Metropolitano foram aprovados pela bancada parlamentar catarinense, composta de senadores e deputados eleitos pelo estado de Santa Catarina, no último dia 11 de novembro. Agora, precisa ser incluído no orçamento da União de 2009, a ser concluído e votado pelo Congresso Federal até 22 de dezembro. Desta vez, o anel de contorno não deve ser deixado de lado na última hora, como foi no ano passado.

As reivindicações de representantes de Prefeituras e de demais entidades e lideranças da região do Vale do Itajaí foram feitas em encontro promovido pela bancada parlamentar estadual no dia 21 de outubro, em Blumenau. A bancada tem direito a número limitado de emendas ao orçamento – 15, sendo que cada senador tem direito a mais uma – nem todos os pedidos puderam ser atendidos. Em nova reunião em Brasília, a bancada catarinense decidiu quais obras e projetos do estado recebem as emendas, e os recursos previstos no orçamento de 2009.

Além do anel metropolitano de Gaspar, o Vale do Itajaí teve outras três propostas atendidas – uma ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, entre Itajaí e Navegantes, a duplicação e adequação da BR-470, entre Indaial e a BR-116, e projeto de contenção de cheias. A região ainda deve ser beneficiada com recursos que serão destinados à implantação de infra-estrutura pesqueira no estado. Outras duas propostas levantadas como prioridade na reunião do dia 21 de outubro, referentes ao Hospital de Gaspar e ao Aeroporto de Navegantes, foram rejeitadas neste momento.

Anel Metropolitano e Ponte do Vale só se transformaram em obras importantes para toda a região, e possíveis, após as constantes discussões promovidas a partir de 2005. O município trabalhou arduamente na conscientização política e na viabilização da grande obra, o que inclui aquisição de terrenos, projeção de traçado e projeto executivo da Ponte do Vale. A Ponte do Vale já havia sido selecionada pela bancada para receber recursos em 2008, mas, após determinação presidencial, na última hora, ficou de fora.

Anel Metropolitano
Trata-se de nova via periférica com 17 quilômetros de extensão, que conectará os bairros Belchior Baixo, Vorstadt (Blumenau), Bela Vista, Figueira, Gaspar Grande, Gasparinho, Gaspar Mirim, Santa Teresinha, Poço Grande e Margem Esquerda, sem utilizar o centro.

O projeto do "Anel Metropolitano" completo conta com a implantação de duas pontes sobre o Rio Itajaí, a Ponte do Vale, citada acima, e a Ponte da Integração, que ligará Belchior Baixo e Bela Vista. Tem a promessa de desafogar trânsito em Gaspar e na região.

Ponte do Vale
A Prefeitura Municipal de Gaspar reivindica R$ 41 milhões de reais para a implantação das vias de acesso, como ponte e túnel. O Projeto Executivo, as Escrituras Pública de Desapropriação Amigável dos terrenos, a Certidão de Cadastro com FATMA, o relatório da Sondagem Geológica, o Memorial Descritivo, a Especificação Técnica, o Quantitativo e o Orçamento encontram-se no Ministério das Cidades e no Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT. 

Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar