Após três anos de amplas discussões que envolveram Prefeitura Municipal de Gaspar, Governo Estadual de Santa Catarina, Governo Federal, além de representantes políticos e de entidades da região do Vale do Itajaí, o Anel Metropolitano de Gaspar, cujo projeto contempla também a Ponte do Vale, está a poucos passos de ser viabilizado. Recursos para a implantação do Anel Metropolitano foram aprovados pela bancada parlamentar catarinense, composta de senadores e deputados eleitos pelo estado de Santa Catarina, no último dia 11 de novembro. Agora, precisa ser incluído no orçamento da União de 2009, a ser concluído e votado pelo Congresso Federal até 22 de dezembro. Desta vez, o anel de contorno não deve ser deixado de lado na última hora, como foi no ano passado.
As reivindicações de representantes de Prefeituras e de demais entidades e lideranças da região do Vale do Itajaí foram feitas em encontro promovido pela bancada parlamentar estadual no dia 21 de outubro, em Blumenau. A bancada tem direito a número limitado de emendas ao orçamento – 15, sendo que cada senador tem direito a mais uma – nem todos os pedidos puderam ser atendidos. Em nova reunião em Brasília, a bancada catarinense decidiu quais obras e projetos do estado recebem as emendas, e os recursos previstos no orçamento de 2009.
Além do anel metropolitano de Gaspar, o Vale do Itajaí teve outras três propostas atendidas – uma ponte sobre o Rio Itajaí-Açu, entre Itajaí e Navegantes, a duplicação e adequação da BR-470, entre Indaial e a BR-116, e projeto de contenção de cheias. A região ainda deve ser beneficiada com recursos que serão destinados à implantação de infra-estrutura pesqueira no estado. Outras duas propostas levantadas como prioridade na reunião do dia 21 de outubro, referentes ao Hospital de Gaspar e ao Aeroporto de Navegantes, foram rejeitadas neste momento.
Anel Metropolitano e Ponte do Vale só se transformaram em obras importantes para toda a região, e possíveis, após as constantes discussões promovidas a partir de 2005. O município trabalhou arduamente na conscientização política e na viabilização da grande obra, o que inclui aquisição de terrenos, projeção de traçado e projeto executivo da Ponte do Vale. A Ponte do Vale já havia sido selecionada pela bancada para receber recursos em 2008, mas, após determinação presidencial, na última hora, ficou de fora.
Anel Metropolitano
Trata-se de nova via periférica com 17 quilômetros de extensão, que conectará os bairros Belchior Baixo, Vorstadt (Blumenau), Bela Vista, Figueira, Gaspar Grande, Gasparinho, Gaspar Mirim, Santa Teresinha, Poço Grande e Margem Esquerda, sem utilizar o centro.
O projeto do "Anel Metropolitano" completo conta com a implantação de duas pontes sobre o Rio Itajaí, a Ponte do Vale, citada acima, e a Ponte da Integração, que ligará Belchior Baixo e Bela Vista. Tem a promessa de desafogar trânsito em Gaspar e na região.
Ponte do Vale
A Prefeitura Municipal de Gaspar reivindica R$ 41 milhões de reais para a implantação das vias de acesso, como ponte e túnel. O Projeto Executivo, as Escrituras Pública de Desapropriação Amigável dos terrenos, a Certidão de Cadastro com FATMA, o relatório da Sondagem Geológica, o Memorial Descritivo, a Especificação Técnica, o Quantitativo e o Orçamento encontram-se no Ministério das Cidades e no Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT.
Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar