Unidades básicas terão vacina contra a gripe

A Prefeitura de Brusque e a Secretaria de Saúde alertam a comunidade para a vacinação contra a gripe, que tem início amanhã (23) de abril e se estende até o dia 8 de maio, em todas as unidades básicas de saúde do município. A vacinação é direcionada para quem tem mais de 60 anos ou completa essa idade até junho.

Nos dias 23 e 24 de abril, além dos postos de saúde, a vacinação ocorrerá também num posto instalado ao Shopping Gracher, numa ação que tem o apoio do Sesc e Senac.

O dia D da vacinação será no sábado, 25 de abril, quando todas as unidades de saúde estarão funcionando e um posto de vacinação será instalado no Tiro de Guerra, no Bairro São Luiz.

Para os cidadãos acamados ou impossibilitados de comparecer nos pontos de vacinação, a dose poderá ser aplicada na residência, através de solicitação que pode ser realizada por um familiar em qualquer posto de saúde.

Nesse ano, o lema da campanha é "Carregue um escudo invisível contra a gripe. Deixe a gripe na saudade, vamos vacinar".

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Vanilda Mafra Ghislandi, é importante que as pessoas procurem os postos munidos da carteira de vacinação. No entanto, quem não tiver o documento poderá fazer a vacina sem restrição alguma.

Meta

Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Loos, a meta municipal de vacinação vai seguir a meta estadual que é de 75% da população da faixa etária estabelecida, ou seja, vacinar 7.339 pessoas. "A população teve um aumento de 30% nesta faixa etária, portanto, teremos que intensificar o nosso trabalho", destacou.

Objetivos da vacinação

Reduzir o risco de gripe e pneumonia, diminuir o risco de doenças respiratórias e cardíacas.

Outras pessoas que podem ser beneficiadas

A vacina requer uma dose anual porque a sua composição muda a cada ano. Além dessa população, a vacina estará disponível para toda a população indígena a partir dos 6 meses de idade, e também nas indicações do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, nas seguintes situações: HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, doadores de órgãos sólidos e medula óssea devidamente cadastrados nos programas de doação, imunodeficiências congênitas, imunodepressão devido a câncer ou imunosupressão terapêutica, comunicantes domiciliares de imunodeprimidos, profissionais de saúde, cardiopatias crônicas, pnemopatias crônicas, asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas; diabetes mellitus; fibrose cística; trissomiaas; implante de cóclea; doenças neurológicas crônicas incapacitantes, usuários crônicos de ácido acetilsalicílico, nefropatia crônica, síndrome nefrótica e asma.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação de Brusque.