Apiúna comemora 20º aniversário de emancipação política

Há 20 anos, em 1° de junho de 1989, era instalado o município de Apiúna ficando assim, emancipado da cidade de Indaial. Muitos fatos aconteceram em 20 anos. A cidade, com um território de 494 km², divididos em uma pequena área urbana e 41 localidades interioranas, passou por diversas mudanças e hoje conta com uma população de mais de 10 mil habitantes.

De lá pra cá foram realizadas seis eleições e as decisões políticas destes mandatos definiram o curso da história. Ao longo dos anos fatos e realizações mudaram a cara da cidade e também a vida dos apiunenses.

Há pouco mais de 3 anos, aproveitando todo o potencial do rio Itajaí-açú instalou-se aqui a Usina Hidroelétrica de Salto Pilão. Iniciada em 2006, ela será inaugurada ainda este ano, e junto com ela, o apito da Maria fumaça ecoará no bairro de Subida e mudará a paisagem local.

A volta do trem a cidade representa toda a nostalgia do passado e a emoção do futuro. Em um trecho com cerca de 3 km de trilhos poderá ser apreciado a bela paisagem enquanto avança por viadutos e um túnel. O local tem a promessa de despertar todo o potencial turístico da cidade e da região.

Vale relembrar que antes deste belo lugar ser Apiúna foi Aquidaban. O nome atual, é uma palavra da língua tupi-guarani, significa Cabeço Negro, devido ao símbolo do município, o Morro Dom Bosco, a pitoresca montanha de cume escuro e arredondado.

Venha conhecer Apiúna. Aqui, plantam-se saborosas tangerinas, temos granjas de frangos, empresas têxteis e uma geografia repleta de belezas naturais de tirar o fôlego. As paisagens são propícias a prática de variados esportes radicais, rafting, rapel, montanhismo, downhill, ufa… Além disso, em breve poderá ser visitada a Usina e o trem.

Fonte: Prefeitura de Apiúna.